últimas

5/recent/últimas-posts

Tempo ruim dificulta resgate


O tempo ruim dificulta nesta quinta-feira (16) as operações de resgate a dezenas de imigrantes ilegais que viajavam em um barco que naufragou nesta quarta-feira (15) na ilha australiana de Christmas, no oceano Índico, informaram fontes oficiais.

Ao menos 28 mortes foram confirmadas até o momento, mas a cifra total pode chegar a 50, já que o número exato de passageiros ainda é desconhecido, afirmou o ministro da Imigração, Chris Bowen. Das 44 pessoas resgatadas com vida, 11 são crianças.

Moradores da ilha disseram que a tragédia poderia ter sido evitada se os pedidos de socorro enviados à Marinha tivessem sido respondidos mais rapidamente.

Pamela Curr, ativista a favor dos direitos dos imigrantes, disse à agência de notícias Efe que os moradores da região escutaram os gritos procedentes da embarcação e, durante 30 minutos, tentaram estabelecer contato telefônico com a Marinha, sem sucesso.

O Partido Verde australiano solicitou que uma comissão independente investigue o caso, ao estranhar que o potente radar militar da Ilha Christmas não tenha detectado a embarcação.

Milhares de imigrantes viajam todos os anos para a Austrália em busca de trabalho e de uma vida melhor, e 2% deles pedem asilo por virem de zonas de conflito, como Afeganistão, Iraque e Sri Lanka.

Quando os imigrantes são interceptados, o governo australiano geralmente os manda para outros países ou para a ilha Christmas, que atualmente aloja cerca de 6.000 refugiados que chegaram em 2010.

fonte: R7

Postar um comentário

0 Comentários