últimas

5/recent/últimas-posts

SIMULAÇÃO DE ACIDENTES MOBILIZA ITABUNA


Uma simulação de socorro em acidente de trânsito atraiu as atenções de centenas de pessoas que passavam pelas imediações da praça José Bastos e avenida Amélia Amado, no centro de Itabuna, hoje à tarde. A atividade envolveu alunos e professores dos cursos de nutrição e de fisioterapia da FTC, além de profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu 192.

A simulação começou às 15h23min e testou a habilidade dos alunos em primeiros socorros e serviu como treinamento para as equipes de profissionais do Corpo de Bombeiros e do Samu 192.

A atividade comprovou a eficiência do sistema de socorro em Itabuna (Samu 192 e Corpo de Bombeiros) e a qualidade dos profissionais habilitados em primeiros socorros, além de colocar em prática o conteúdo passado aos alunos em sala de aula, na avaliação do professor Sérgio Augusto Farias. “Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar a teoria numa simulação muito próxima do real”, observou.

Sérgio Augusto é sargento do Corpo de Bombeiros e enfatiza que o atendimento em primeiros socorros pode ser feito por qualquer pessoa, bastando conhecimento básico para a ação de resgate.

Na avaliação da coordenadora do curso de Fisioterapia da FTC, Priscila Moutinho, a simulação foi o mais próximo possível do real, com a presença de “familiares” e do corre-corre em situação de socorro a 20 vítimas. A simulação era de acidente com dois carros de passeio e uma moto em área urbana.

A maquiagem dos alunos tão próxima de situações de lesões e fraturas expostas impressionou de crianças a pessoas mais experientes. “Estou trêmulo. Até de perto, parece de verdade”, disse Seu Jonas Souza, 70 anos.

O sargento Moreira da Cruz, do Corpo de Bombeiros, disse que a simulação serve como treinamento para os homens da corporação. “Quanto mais se aprende, o atendimento é mais eficaz”. A simulação permitiu ao Corpo de Bombeiros e ao Samu 192 também avaliar o tempo de socorro às “vítimas” da simulação.

Fonte:pimentablog

Postar um comentário

0 Comentários