últimas

5/recent/últimas-posts

CRAS ALTO SANTO ANTÔNIO INICIA 2º SEMESTRE REAFIRMANDO COMPROMISSO SOCIAL

Após um semestre de muitas atividades, O CRAS/PAIF Alto Santo Antônio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inicia o segundo semestre de 2011 reafirmando seu compromisso social com as comunidades e dando continuidade às ações dos serviços que melhorem a qualidade de vida de seus beneficiários/usuários, focando também na oferta de serviços aos idosos.

O Centro de Referência da Assistência Social é um equipamento público municipal, cofinanciado pelo Governo Federal e Estadual, responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Segundo a Coordenadora do CRAS do Alto Santo Antônio, Andreia Luiza, o Centro já desenvolveu em 2011, atividades com as famílias das comunidades de abrangência (Alto Santo Antônio, Amparo, Loteamento Sales, Serenhem, Rio da Dona, Cunha, entre outras), como: grupos de convivência para crianças e adolescentes, inclusão produtiva com os cursos de penteados, dança, apresentação de Dança do Grupo na Conferência do Idoso e Feira integrada de Saúde com a participação da Secretaria de Educação e Assistência Social, além de cadastramentos das famílias; levantamento e identificação das necessidades delas; atendimentos psicossociais individuais e em grupo; visitas domiciliares e institucionais, entre outros. "Buscamos com as atividades socioeducativas fortalecer vínculos de solidariedade, contribuindo para a autonomia e a emancipação social das famílias realização das atividades direcionadas ao Projovem adolescente, como teatro, dança, etc" explicou.

Para o segundo semestre, a agenda preparada também vai movimentar o dia-a-dia das famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora, além das feiras integradas de Saúde, Educação e Assistência social, como a que será realizada nesta sexta-feira (07), no Amparo, está programada também uma oficina de pintura em tecidos, com inscrições já abertas. "A cada dia firmamos novas parcerias para o fortalecimento das ações", disse.

Para a Secretária de Assistência Social e vereadora licenciada, Dalva Mercês, a Feira Integrada traz grandes benefícios para as comunidades, à medida que divulgam com as famílias serviços a que têm direito. “Temos um leque de serviços disponibilizados pelo município, tanto do social, quanto saúde e educação, que, muitas vezes, as pessoas não sabem que existem. Por isso, as equipes dos CRAS estão em contato direto com as famílias. Esses momentos são muito importantes, não só para a oferta de serviços, mas também para divulgação dos direitos.Levamos esses serviços para todas as localidades que compoem as áreas de abrangência de cada CRAS", informou.

UNIDADES

Em Santo Antônio de Jesus, três Unidades estratégicas trabalham, realizando o Programa de Atenção Integral à Família – O CRAS Centro, coordenado por Tatiane Carvalho; o CRAS do Alto Santo Antônio, coordenado por Andreia Luíza e o CRAS Quilombola, coordenado por Rosângela dos Reis. Cada Cras possui suas áreas de abrangência, correspondente aos bairros localizados na mesma área territorial, assegurando o acesso a todos os cidadãos e cidadãs que necessitem dos serviços da assistência social. Os CRAS do município atuam, ainda, de forma preventiva, evitando que as famílias atendidas entrem, em situações de risco.

Tayala Brito

Postar um comentário

0 Comentários