últimas

5/recent/últimas-posts

Morre aos 81 anos, Itamar Franco, senador e ex-presidente do Brasil


Morreu na manhã deste sábado (2), aos 81 anos, em São Paulo, o senador (PPS-MG) e ex-presidente do Brasil, Itamar Franco. O político que nasceu na Bahia, mas foi criado em Minas Gerais, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Albert Einstein, com uma pneumonia.

O ex-presidente da República tinha leucemia. Ele respirava com a ajuda de “ventilação mecânica” e “altas doses” de corticoesteróides para combater o quadro de pneumonia aguda. Itamar estava internado desde o último dia 21 de maio.

Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital. Na sexta-feira (1º), boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o estado de saúde de Itamar era grave e que o senador respirava com ajuda de aparelhos.

Biografia
Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.

Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

A doença
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias. Com informações do G1.

Postar um comentário

0 Comentários