Mesmo que não haja chuva no final de semana, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) alerta que o mar não estará apropriado para o banho. Segundo o chefe de Busca e Salvamento do serviço, Adriano Cabral, a ressaca depois do temporal deixa as ondas maiores e as correntes mais fortes, aumentando os riscos de afogamento de banhistas.
Com a proximidade da alta temporada, mesmo com a chuva, tem aumentado o fluxo de pessoas nas praias. Com isso, o número de ocorrências, na área de cobertura do Salvamar, entre o Jardim de Alah e Aleluia, subiu de 70 casos, em setembro, para 94 em outubro, sem óbitos.
"No período que sucede as chuvas, acontece a ressaca do mar. Nesses períodos, há grande fluxo da água doce dos rios para o mar, fazendo com que as correntes de retorno fiquem mais fortes, podendo arrastar os banhistas para locais mais distantes da praia.
É aquela situação em que dizemos que o mar está ‘puxando'. Além disso, as ondas ficam mais altas e perigosas", explica Cabral. Cabral adverte mais uma vez sobre a importância de o banhista observar a sinalização nas praias, independente das condições do clima. Bandeira vermelha é sinal de perigo.
Se houver uma bandeira amarela, significa que naquele local há um posto salva-vidas. O público deve buscar com o agente as orientações sobre os locais e horários mais indicados para banho.
Da Redação Tv News SAJ
0 Comentários