últimas

5/recent/últimas-posts

ATENÇÃO: Para obras, a prevenção é o melhor negócio


   Rachaduras nos imóveis ou inclinação nas paredes merecem atenção especializada. Mesmo com o período de sol, a Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), continua atendendo a população e realizando vistorias preventivas. As ligações para as solicitações podem ser feitas através do número 199, ligação gratuita.
            “As inspeções preventivas são fundamentais para a integridade da estrutura e da família que ali reside”, diz o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim. Com o desabamento dos imóveis na cidade do Rio de Janeiro no último dia 25, a demanda de solicitações referente a ameaça de desabamento na capital baiana aumentou consideravelmente.
“Desde a data do ocorrido no Rio nós recebemos 21 solicitações referentes a ameaças de desabamento. Para nós essa preocupação do soteropolitano é muito importante já que a prevenção é fundamental para a integridade física dos cidadãos. Lembramos que todas as nossas vistorias não geram nenhum custo para o nosso solicitante”, acrescenta Bomfim.
O engenheiro do órgão Almir Lima Lopes, destaca a importância dos cuidados. “Mesmo sem um risco iminente, o morador deve seguir a nossa orientação. E esse é o melhor momento para que as vistorias sejam feitas, já que, se for necessário algum reparo nós orientamos e a pessoa tem um tempo estável para fazer a obra, o que não acontece em períodos de chuva”, explica ele.
A dona-de-casa, Ana Cláudia dos Santos, sabe muito bem o que significa medo da chuva. “Quando começa a chover eu pego meus filhos e vou pra casa da minha sogra, tenho medo de ficar em casa. A nossa vida está em primeiro lugar. Por isso sempre peço que um engenheiro da Codesal venha vistoriar a minha casa, mesmo sem chuva”.
Conforme o profissional, na residência da família Santos existem problemas estruturais. “Percebemos que a obra não tem fundação, além de ser bastante precária, o que potencializa ainda mais o risco em épocas de chuva. Já fizemos a notificação para que eles deixem o imóvel, mesmo o risco não sendo imediato. O que eles estão fazendo é ótimo, a prevenção ainda é o melhor a se fazer”, destaca Lopes.
“Durante todo o ano realizamos ações para a prevenção de acidentes, para que possamos dar proteção civil a população. Tragédias como a do Rio de Janeiro podem ser evitadas e é isso que pretendemos, evitar as tragédias e garantir a integridade física dos moradores da capital baiana”, conclui Bomfim.
  • Postado Por News SAJ
  • Reportagem karina Baracho

Postar um comentário

0 Comentários