últimas

5/recent/últimas-posts

SANTO ANTÔNIO DE JESUS: INCÊNDIO DE GRANDE PROPORÇÃO EM DEPÓSITO DE FÁBRICA DE ESTOFADOS


Um incêndio, ocorrido a partir das 19:30h  desse domingo, 08,  no depósito da Fábrica de Calçados Meron, situado na Rua Sol Nascente, Bairro do Barro vermelho, em Santo Antonio de Jesus, por pouco não provocou uma tragédia, em razão da força das chamas, felizmente contidas graças às ações tempestivas do Corpo de Bombeiros.
Assim que foram acionados, prepostos do  Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar chegaram ao local para adoção das providências iniciais.  O Sargento João Pedro Varjão, ao lado dos Sds Zezito, Ana Silva e Ediwilson comandou uma operação bem sucedida, utilizando cerca de 10.000 litros de água que, transportada em dois caminhões, foi utilizada para debelar o incêndio, numa ação bastante perigosa, uma vez que, no local, havia muito material de rápida combustão (plásticos)  e tonéis (a maioria, felizmente, vazios), dificultando uma maior celeridade no processo de contenção das chamas. Populares, com autorização dos prepostos do Corpo de Bombeiros, ajudaram a retirada de produtos e tonéis do local.
Todo o telhado da parte do fundo do estabelecimento caiu, tendo toda a madeira sido consumida pela pujança do fogo. A existência de tantos toneis empilhados no interior do estabelecimento, em chama, poderia suscitar nos briosos integrantes do Corpo de Bombeiros muita tensão, uma vez que, sem qualquer informação sobre acondicionamento de eventuais produtos de combustão, estavam completamente vulneráveis diante de prováveis explosões. Mesmo diante dessa possibilidade, enfrentaram com esmero o perigo, honrando a corporação.  
Policiais que, sequer, recebem remuneração a título de periculosidade pelo hercúleo trabalho que desenvolvem.

A polícia técnica deverá efetuar perícia no local para diagnosticar o motivo que provocou o aludido incêndio. Grande possibilidade de que o fogo possa ter se irrompido a partir de eventual faísca elétrica, decorrente de aquecimento na fiação existente no local. Um problema que, diga-se de passagem, já vem se tornando rotina na cidade de Santo Antonio de Jesus e que, mais uma vez, robustece a tese de que há necessidade de uma profundo debate entre a Associação Comercial, CDL, COELBA, Ministério Público, Defesa Civil do Município, Associações Comunitárias, Secretarias de Infraestrutura , Secretaria de Comércio, Indústria e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, enfim, todos os segmentos que, direta e indiretamente, podem adotar procedimentos que, pelo menos, inibam a ocorrências de acidentes dessa magnitude.

Uma série de incêndios tem ocorrido (Depósito de materiais de reciclagem no Bairro São Paulo; Comercial de Calçados, na Quatro esquinas; Inspetoria Fiscal, no centro; Depósito da AVIGRAN), ultimamente, todavia, infelizmente, a maioria se encaixa no mesmo tipo de ocorrência. Por outro lado, graças a Deus, não  têm provocado vítimas, todavia, os danos materiais têm sido enormes. Há, portanto, imperiosa necessidade de que seja alavancado um processo de conscientização da sociedade, principalmente, no seio do empresariado comercial e industrial, estendendo-a à sociedade como um todo.

Só com adoção de um trabalho arrojado é que haverá uma paulatina retração dessa avalanche de destruição."Economia de palitos" e a presunção de que "problemas só acontecem com os vizinhos" são posturas  típicas daqueles que apostam na irresponsabilidade, não sabendo que  estão colocando em jogo a integridade de inocentes.
 

Postado Pot Tv News SAJ
Imagens: Júlio Mascarenhas. Fotos Mascarenhas.
Da Tv SAJ

Postar um comentário

0 Comentários