últimas

5/recent/últimas-posts

INFORMATIVO URGENTE! A SMTT e o MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA ADVERTEM:


Para conduzir um CICLOMOTOR, ou seja, uma motocicleta de baixa cilindrada (de até 50 cilindradas - cc), o usuário deve ser maior de idade, penalmente imputável e possuir a devida habilitação, que pode ser a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou a Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Todavia, para pilotar motos acima de 50 cilindradas, apenas tem autorização quem possua a CNH na categoria A.
Para obter a ACC o interessado deve freqüentar uma auto-escola e realizar todos os procedimentos normais de habilitação: aulas e provas teóricas e práticas, avaliação médica e psicológica. A diferença dessa autorização para a categoria A, da CNH, é que o aluno fará a prova prática para tirar sua ACC com seu próprio veículo. Fica ressaltado mais uma vez que o porte da ACC permite que o condutor pilote apenas motos de até 50 cilindradas.
A diferença principal de um ciclomotor (moto de até 50 cc) e uma outra motocicleta de maior cilindrada, é que a primeira não precisa de licenciamento, o que se chama popularmente de emplacamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, é obrigatório também para os que estiverem circulando com motos de até 50 cilindradas a utilização dos equipamentos de segurança, como capacete com viseira e calçado fechado, além da obediência à sinalização de trânsito.
Deve ainda ser lembrado que entregar veículo automotor a menor de idade configura crime previsto no Art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro, abaixo transcrito:

Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Portanto, não faça parte de uma estatística negativa, não adquira um ciclomotor sem estar devidamente habilitado (possuir CNH - Carteira Nacional de Habilitação ou ACC) e não entregue a direção de um veiculo a pessoa incapaz ou inabilitada.


Postado Por News SAJ
Tayala Brito

Postar um comentário

4 Comentários

  1. poha nenhuma vo rodar com minha cinquentinha e acabo quando tiver uma blitz e a smtt manda eu para eu nao paro e corro

    ResponderExcluir
  2. Não tem fundamentos postar sobre a ACC , pois são em pouquíssimos lugares que existem auto escolas que disponibilizam a ACC , e pelo que eu sei na Bahia não existe, pelo menos não em Santo Antônio.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com isso, pois na hora de comprar ninguém verifica isso. Tenho uma traxx e sou menor de idade, quando comprei não mim disseram nada sobre isso, e agora o que faço!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma mobilete tbm e preciso ACC

    ResponderExcluir