últimas

5/recent/últimas-posts

Oficinas do CREAS integram política de cursos e capacitações da Prefeitura Municipal


Integrando a política de cursos e capacitações adotada pela Prefeitura Municipal desde 2005, que já formou mais de 9.000 pessoas, o CREAS - órgão responsável pelos serviços de Proteção Social Especial - vem realizando, em Santo Antônio de Jesus, oficinas com famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos. O objetivo é integrar e promover a vinculação aos valores éticos da sociedade, além de gerar renda e descobrir talentos.
Confira algumas atividades realizadas pelo CREAS:
 
ATIVIDADES ESPORTIVAS
 As atividades esportivas desenvolvidas pelo CREAS têm por objetivo a integração de crianças, adolescentes e jovens na prática de esportes e lazer, incentivando-as assim, na execução de atividades voltadas para prática de educação física e esportiva. Ressaltando também o bem-estar físico e mental, voltado para uma melhor qualidade de vida, garantindo desta forma um direito social, o qual é de todo cidadão.
Além do que, o esporte pode promover a vinculação aos valores éticos da sociedade, através das práticas que levam lazer tão necessário ao viver cotidiano, que são traduzidos em momentos de prazer e alegria.
 
CURSO DE PINTURA EM TECIDOS
 
O curso é dirigido para mulheres e adolescentes interessados em descobrir a técnica da pintura em tecido, para produzir e reproduzir trabalho e arte, utilizando a linguagem do desenho e da pintura na radiografia, desenvolvendo assim, o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, buscando alternativas para a geração de renda e revelando talentos.
 
CURSO DE RECICLAGEM
 O curso tem como objetivo criar objetos com materiais reciclados, incentivando o cuidado com o planeta, diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, papéis e outros materiais que podem ser reciclados (serem transformados em coisas úteis). Despertar a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais. Muitos desses objetos que perderam seu valor e utilidade, sob determinado ponto de vista, podem gerar através da arte e da criatividade empregos alternativos, contribuindo também, para a preservação do meio ambiente, pois servirão como fonte de matéria-prima.
 
OFICINA DE VIOLÃO
A oficina de violão atende como público-alvo, pessoas entre 13 à 18 anos vinculadas a esta Instituição. Tem como objetivo proporcionar experiências legais e gratificantes através da música, além da satisfação pessoal do aprendiz.
 
OFICINA DE TEATRO
 A Oficina de Teatro tem como principal objetivo possibilitar que crianças e adolescentes despertem e desenvolvam o domínio do conhecimento artístico, no exercício de seu processo criador, onde terão no período da oficina o incentivo a leitura, desinibição e a confiança, através de técnicas aplicadas e fazer amostragem teatral como resultado de trabalho.
 
OFICINA DE HIP HOP:
A oficina de dança é uma modalidade esportiva, além de um importante meio de expressão artística. Esta oficina tem como objetivo possibilitar a ação pedagógica ao oportunizar a aquisição de habilidades físicas, bem como a construção de conhecimentos e consciência crítica.
 
CURSO DE MOSAICO
O objetivo do curso é resgatar o belo através de uma técnica que cristaliza o momento de forma a abstrair a essência do objeto ou da cena, através de diversas técnicas e materiais fluindo entre a imaginação, a criação e as técnicas. Assim, os adolescentes e as mulheres, cristalizam na arte do mosaico uma nova forma, uma nova percepção de vida.  O curso ainda contribui para geração da renda familiar. 

 
CURSO DE PANIFICAÇÃO
O curso tem como objetivo tanto a confecção de pães e pizzas, como a formação de um profissional apto a elaborar e servir produtos de panificação, possibilitando assim, a construção de competências necessárias ao preparo de delícias alimentícias comercializadas pelo segmento padaria.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre os familiares dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como, as mulheres atendidas no CREAS.
Foram disponibilizadas 60 vagas, somente para pessoas com idade mínima de 18 anos. A importância desse tipo de qualificação é para a inclusão dos participantes no mercado de trabalho visando assim, estimular a geração de renda às famílias.
 
OFICINA DE GRAFITE 
O grafite é considerado uma arte de rua, uma das várias expressões, que visa a comunicação rápida, autêntica e irreverente, mostrando suas nuances de forma direta e inovadora. O objetivo do grafite é de registrar os sentimentos e emoções da sociedade.
Sendo assim, a oficina de grafite tem por objetivo promover a integração dos adolescentes, jovens e mulheres, estimulando sua criatividade e sua visão do mundo, levando à formação, produção e difusão da arte contemporânea, através do grafite e da pintura em tela, além de transformar a técnica do grafite em uma alternativa de trabalho e renda para os participantes.
 
OFICINA DE XADREZ
A oficina objetiva conhecer e fortalecer a prática do xadrez, contribuindo para o aprendizado desenvolvendo a coordenação motora e o raciocínio lógico dos aprendizes nas aulas praticadas. Além de estimular conhecimentos sobre regras e limites retiradas do jogo para a vida cotidiana.

Postado Por News SAJ
Informações Tayala Brito

Postar um comentário

0 Comentários