últimas

5/recent/últimas-posts

SAMU 192, juntos, garantimos mais saúde para todos.

O SAMU 192 de Santo Antônio de Jesus tem recebido por dia mais de 200 trotes. Isso equivale que a cada um trote pode ter alguma pessoa necessitando do atendimento, você enquanto faz o trote pode está tirando o direito de uma vida, não faço trote, use para salvar vidas. Pense bem nisso.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos federal, estadual e municipal, que objetiva prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.

Em nossa região, foi criada a Rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - Reconvale, para atender 30 municípios, sendo 17 cidades-base, beneficiando 668.480 mil pessoas (IBGE-2011). Essa rede, que tem sua central de regulação em Santo Antônio de Jesus, conta com 19 ambulâncias.

Com uma estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 tem conseguido reduzir o número de óbitos, o tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de socorro em tempo hábil.

O SAMU 192 funciona 24 horas, sete dias por semana. Ao chamá-lo, você é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos regulares, que orientam de acordo com a situação relatada por você ou enviam uma unidade para o local da ocorrência.

A equipe do SAMU 192 é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB-17) e a Unidade de Suporte Avançado (USA-2). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é necessário o pronto-atendimento, mas não há risco de morte. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata, sendo o resgate realizado por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem com finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

VEJA ALGUMAS SITUAÇÕES EM QUE O SAMU 192 DEVE SER CHAMADO.

missing image file
O SAMU 192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residência, local de trabalho e via pública. O socorro é feito após chamada gratuita pelo 192 (este número dispensa cartão ou crédito no celular). VEJA QUANDO CHAMAR O SAMU 192:

  • Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Em casos de intoxicação;
  • Em casos de queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus-tratos;
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em casos de tentativa de suicídio;
  • Em crises hipertensivas;
  • Quando houver acidente/trauma com vítimas;
  • Em casos de afogamento;
  • Em casos de choque elétrico;
  • Em acidentes com produtos perigosos;
  • Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
COMO É FEITO O ATENDIMENTO, PASSO A PASSO?

  1. Após ligar para o 192, você falará com o atendente, que lhe pedirá algumas informações e dados, tais como: motivo da ligação, se você está perto do acidente, sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar o acesso da unidade ao local.
  2. Em seguida, você conversará com o médico regulador, que lhe pedirá mais informações: se o paciente está consciente, se respira, se consegue falar etc.
  3. Se for caracterizado que uma unidade deverá ir até o local, o médico regulador orientará e acompanhará todo o atendimento até a chegada do paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento da unidade, o médico regulador dará todas as orientações necessárias para garantir a assistência ao paciente.
  4. Em caso de acidente, verifique quantas vítimas existem no local, se tem alguma presa às ferragens e o estado de consciência de cada uma.
  5. Siga as orientações do médico regulador do SAMU 192 enquanto aguarda a chamada do socorro.
  6. Uma pessoa deverá esperar e sinalizar para a ambulância quando está chegando ao local.
O QUE UTILIZAR NA SINALIZAÇÃO DE UM ACIDENTE?

-Triângulo de sinalização;
-Galhos de árvore.

Importante: nas rodovias é preciso sinalizar no dois sentidos.


O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE COM MOTOCICLETA?

missing image file

-Não movimente a vítima;
-Não faça torniquetes;
-Não retire o capacete do motociclista;
-Não dê nada para beber à vítima do acidente.

COMO PROCEDER DIANTE DE UMA PESSOAS COM CRISE CONVULSIVA?
missing image file
-Não ponha nada na boca da vítima para segurar sua língua, como colher, caneta, palito ou dedo;
-Afrouxe as roupas da vítima;
-Não segure as pernas e os braços, deixe-os livres;
-Afaste a vítima de objetos que possam machucá-la;
-Deite a vítima de lado, para que ela não se engasgue com a saliva.

News SAJ
Reportagem Jheffesson Santos

Postar um comentário

0 Comentários