últimas

5/recent/últimas-posts

Santo Antonio de Jesus será contemplada com aeroporto; Pacote garante melhorias para 20 aeroportos na Bahia



Vinte cidades  baianas foram contempladas pelo  Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, lançado, nesta quinta-feira, 20, em Brasília pela presidente Dilma Rousseff. O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais, com o objetivo de garantir que pelo menos 96% da população brasileira tenha um aeroporto num raio de 100 quilômetros, ampliando a oferta de transporte aéreo no País.

 
As cidades baianas que receberão investimentos em aeroportos foram escolhidas seguindo três critérios: localização geográfica, importância econômica e estrutura turística. Além de Salvador, foram contempladas cidades que já possuem aeroportos com voos regulares, como Vitória da Conquista, Ilhéus, Barreiras e Porto Seguro, além de cidades com aeroportos de pequeno porte e sem voos regulares. Também estão entre as escolhidas 17 cidades que ainda não possuem aeroporto.
 
Na Bahia, encaixa-se nesse perfil o município de  Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Importante polo econômico, a cidade tinha na construção de uma pista de pousos e decolagens uma demanda antiga. O governo federal prometeu celeridade nas obras dos 270 aeroportos regionais, que serão financiadas em parceria com o Banco do Brasil.
 
Concessões - Secretário estadual de Infraestrutura, o vice-governador Otto Alencar afirma que o plano logístico dos aeroportos será importante para impulsionar a

 aviação regional na Bahia. Contudo, ele destaca que o plano poderia ter vindo com maior antecedência. "Esperamos que os projetos avancem e que os estados tenham mais autonomia para realizar parcerias com a iniciativa privada para viabilizar os voos regionais", destaca Otto.
 
Ele lembra o caso do aeroporto de Feira de Santana, que foi concedido para um consórcio privado Bahia Aeroportos, mas cujas obras não podem avançar por ainda não terem o aval da Casa Civil do governo federal. "A burocracia de Brasília ainda é uma trava para avançarmos nesta área. Esperamos que isso mude", diz o vice-governador. O plano estadual de concessões  também prevê que o aeroporto de Teixeira de Freitas, no extremo sul, seja concedido à iniciativa privada.
 
Turismo - O segmento do turismo também viu com bons olhos a iniciativa do governo federal de investir nos aeroportos de pequeno porte. "Turismo é infraestrutura. Portanto, o plano será extremamente importante. Mais ainda na Bahia, que possui grande extensão territorial", diz o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa. Além dos aeroportos, lembra ele, também  será fundamental garantir voos regulares nos principais destinos turísticos da Bahia.

News SAJ
ATarde 

Postar um comentário

0 Comentários