Mesmo ainda enfrentando dificuldades por conta do passivo deixado pela gestão anterior – a dívida supera os R$40 milhões – representantes do setor filantrópico de saúde que prestam serviço à Prefeitura de Salvador, saíram otimistas do encontro com o prefeito ACM Neto.Na reunião, uma solicitação do presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) Maurício Dias, o prefeito reafirmou seu propósito de continuar pagando no prazo as contas de 2013 e,também pagar os débitos de 2012, priorizando a saúde, e em especial, as entidades filantrópicas.
O prefeito ACM Neto condicionou a definição do cronograma de pagamentos dos débitos de 2012 à avaliação do comportamento da arrecadação municipal no primeiro trimestre ( no final da primeira quinzena de abril); também ao aumento de recursos do Ministério da Saúde com a recomposição do teto do SUS para média e alta complexidade(MAC ) e aumento do teto para Oncologia.A terceira via é o pacote de medidas que ele enviará à Câmara Municipal, visando ao aumento da arrecadação.
NOVO MOMENTO
Os filantrópicos que nos últimos sete anos sempre conviveram com os atrasos da Prefeitura , estão recebendo os pagamentos no prazo: o mês de janeiro foi pago na segunda quinzena de fevereiro e,fevereiro, na primeira quinzena de março, realidade que levou o presidente da FESFBA, Mauricio Dias a afirmar que “vivemos um novo momento em termos de parceria, criando um cenário que nos deixa otimistas”.
A reunião contou com a presença do secretario municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, que destacou a constante busca do diálogo com representantes do setor filantrópico. Ele destacou que a atual gestão tem honrado os compromissos com os filantrópicos, realidade bem diferente da existente nos últimos seis sete anos.
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas ,Hospitais e entidades filantrópicas na área de saúde de Salvador, vereador Edvaldo Brito, disse que “o barco rema com nova direção, aludindo à gestão de ACM Neto. Em seguida , definiu a credibilidade como o caminho para a aprovação popular. Por isso – destacou – é importante que o cronograma de pagamentos dos atrasados seja factível. O vereador concordou com a necessidade da revisão do teto do SUS para Salvador porque “é realmente muito baixo”.
Participaram da reunião representantes das seguintes entidades filantrópicas: Hospital Martagão Gesteira, São Rafael, Fundação Jose Silveira, Hospital Humberto Castro Lima., Hospital Aristides Maltez, Hospital Sagrada Família, Instituto de Gestão e Humanização(IGH) ,Hospital Espanhol, Pro –Saúde e Santa Casa da Bahia(Hospital Santa Izabel).
News SAJ
FESFBA
0 Comentários