últimas

5/recent/últimas-posts

Lagartas destroem plantações de mandioca na zona rural em São Miguel das Matas

Quem vê este pequeno “bicho” que todos chamam de “lagarta”, embora seja desagradável, uma só, praticamente nada faz, ou faz muito pouco, mas quando milhares delas atacam uma plantação de mandioca, milho, feijão e não têm um combate imediato, o prejuízo é grande.
O vereador Gilson da saúde que reside na zona rural, enviou foto para a Redação da Criativa On Line mostrando o estrado que estas fazem nas plantações. A quantidade da praga é tamanha que a estrada ficou tomada de lagartas, chamando a atenção de todos.
O mandarová da mandioca é considerado uma das pragas mais importantes desta cultura, pela ampla distribuição geográfica e alta capacidade de consumo foliar, especialmente nos últimos ínstares larvais. A lagarta pode causar severo desfolhamento, o qual, durante os primeiros meses de desenvolvimento da cultura, pode reduzir o rendimento e até ocasionar a morte de plantas jovens. Este inseto ocorre somente nas Américas, onde tem desfolhado grandes plantios de mandioca. O mandarová da mandioca pode ocorrer em qualquer época do ano, mas em geral ocorre no início da estação chuvosa ou da seca, entretanto, é uma praga de ocorrência esporádica, podendo demorar até vários anos antes de surgir um novo ataque.
No início, a lagarta é difícil de ser vista na planta, devido ao tamanho diminuto (5 mm) e à coloração, confundindo-se com a folha. Quando completamente desenvolvidas, a coloração das lagartas é o mais variado possível, havendo exemplares de cor verde, castanho-escura, amarela e preta, sendo mais freqüentes as de cores verde e castanho-escura. A lagarta passa por cinco estádios que duram aproximadamente de 12 a 15 dias, período em que consome, em média, 1.107 cm² de área foliar, sendo que 75% dessa área é consumida no quinto ínstar.
A prática da aração da área para novos plantios contribui entre outras vantagens, no enterrio profundo de algumas pupas, enquanto outras ficam na superfície do solo expostas aos raios solares e aos inimigos naturais.
A eliminação das plantas invasoras, especialmente as euforbiáceas, presentes na plantação ou em suas imediações, é outra prática recomendada, as quais servem de hospedeiras à praga.
No caso de ataques contínuos do mandarová em uma região, recomenda-se a rotação de culturas, já que ao desaparecer o hospedeiro mais prolífero, diminui a população da praga. Inspeções periódicas das lavouras, identificando os focos iniciais, também tornam o controle mais eficiente.
Em áreas pequenas, recomenda-se a catação manual e destruição das lagartas.News SAJ / Criativaonline

Postar um comentário

0 Comentários