últimas

5/recent/últimas-posts

Morro de São Paulo é um dos destinos mais ecléticos da Bahia

verao-da-bahia-morro-de-sao-paulo-cairu-praias-onde-ficarSituada em Cairu, o único município-arquipélago do Brasil, Morro de São Paulo é uma das ilhas mais belas do mundo. Nem mesmo o progresso e as construções que avançaram nas décadas de 1990 e 2000 tiraram o charme deste destino especial da Costa do Dendê, zona turística localizada na região do Baixo Sul da Bahia.
Lá, as belas e charmosas pousadas e os restaurantes que se dividem entre os mais simples e os mais sofisticados se misturam aos monumentos históricos tradicionais de um pedaço de terra que possui mais de 400 anos de povoado.
Com heranças indígenas e da colonização, Morro de São Paulo continua sendo uma Torre de Babel, com diversos sotaques e pessoas de todas as raças e etnias. A ilha também é refúgio de “forasteiros” do Sul e do Sudeste do Brasil, que lá encontraram um jeito diferente de levar e ganhar a vida. São diversos os relatos de pessoas que deixaram escritórios, bancos e outras atividades burocráticas para viver do turismo nesse lindo recanto do litoral baiano.
O acesso, ao mesmo tempo que é desanimador pode ser também um dos principais trunfos da ilha e pode ser feito de três formas: em pequenas aeronaves de empresas de taxi aéreo, de catamarã e num sistema chamado de semi-terrestre, onde o passageiro cumpre o primeiro percurso de lancha ou catamarã, o segundo em um ônibus ou van e o terceiro novamente em uma pequena embarcação. Os trajetos variam de meia hora a três horas de duração a depender da escolha.
Praias – As opções de lazer em Morro de São Paulo são praticamente todas ligadas ao segmento de sol e praia. A divisão atual da ilha é hoje de cinco praias. Na primeira há vocação para o surfe e esportes náuticos, na segunda as opções são os esportes de areia (vôlei, futebol e frescobol). A terceira e a quarta praia, por sua vez, são mais tranqüilas e voltadas para casais, famílias e pessoas mais maduras. Tem ainda a quinta praia, que é a mais reservada e menos freqüentada de todas.
Os mais aventureiros podem curtir grandes emoções em equipamentos como tirolesa, banana boat, rafiting, esqui aquático, windsurfe, canoagem e caiaques. Quem não está com tanta adrenalina pode curtir um passeio de barco que percorre a ilhas de Boipeba e Moreré e a praia de Garapuá.
Do outro lado, também chamado de contra-costa de Morro de São Paulo há uma atmosfera favorável para a prática da vela ou simplesmente para um descanso, pois além de reservado e com águas calmas, o lugar possui uma brisa agradável e uma ausência completa de pedras e corais.

Postar um comentário

0 Comentários