últimas

5/recent/últimas-posts

Fábrica Beiju de Goma, sediada no município de Santo Antônio de Jesus se destaca no mercado

“Minha fábrica de beiju começou como uma casa de farinha pequena, com seis pessoas trabalhando. Hoje, estou ampliando minha estrutura física, já conto com 18 funcionários e futuramente quero ter a minha indústria reconhecida no mercado”. Assim é o planejamento do empresário Odilon Barreto Neto. Com o pensamento sempre na inovação e qualidade dos seus produtos, há três anos, ele busca ferramentas para tornar sua fábrica Beiju de Goma, sediada no município de Santo Antônio de Jesus, uma referência no ramo.
O empresário ingressou no mercado vendendo beiju de um fornecedor, juntamente com outras mercadorias. Após a falta de produtos para distribuição nos supermercados e feiras, ele teve a ideia de montar sua própria fábrica, mesmo com uma estrutura mais simples. Querendo ampliar seu negócio, Odilon começou a participar de feiras e mudou sua visão de como gerir a empresa.
Há nove anos, em sua primeira participação na Expomandioca - evento de destaque para os produtores e produtos de mandioca -, realizada anualmente em Santo Antônio de Jesus, Odilon entrou em contato com cooperativas que atuam no setor e uma nutricionista que o ajudou na forma de conduzir o processo de fabricação do beiju e na venda da mercadoria.
Ao participar pela segunda vez do evento, em 2013, o empresário conheceu o Sebrae. “Desde então, já participei de diversos cursos com diferentes temas, a exemplo da gestão financeira”, conta Odilon, destacando que as capacitações o ajudaram a modificar sua visão de negócio, gestão da empresa e conceitos de qualidade. “Agora, o próximo passo está sendo a orientação de como exportar meu produto”, completou.
Diferencial competitivo
Com os benefícios adquiridos pelo Sebrae, Odilon já conseguiu registrar sua marca, criar embalagens de diversos tamanhos e outras formas de vender seus produtos. Além disso, se inspirou em outro empresário do município no quesito sustentabilidade. “Nós estamos preocupados no cuidado com o meio ambiente. Por isso, estamos desenvolvendo nossas próprias ferramentas de trabalho em inox ao invés da madeira”.
Hoje, o seu beiju é vendido em supermercados da região do Recôncavo baiano, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá, e nas capitais Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, além de participar de licitação para fornecer merenda escolar para os municípios baianos de Nazaré, Dom Macedo Costa e Jaguaripe. Para o empresário, outro diferencial do seu produto é o sabor, além de uma “crocância” incomparável.
Atualmente em expansão na estrutura física, Odilon conta que o seu sonho é futuramente ter um galpão, com uma estrutura industrial moderna e equipada. “Só tenho a agradecer a parceria com o Sebrae, que está dando esse apoio em orientação e na inovação, a exemplo da embalagem do produto. Eu quero ser uma referência no ramo”. News SAJ/Por: Virgínia Mercês

Postar um comentário

0 Comentários