últimas

5/recent/últimas-posts

Em parceria com a secretaria municipal de saúde Hemóvel estará em Santo Antônio de Jesus dia 21 e 22 de outubro.

A unidade móvel vai atender os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea nos dias 21 e 22 de outubro. Doadores voluntários podem se dirigir à Praça da Biblioteca Municipal, que fica na Rua Pirajá, estação de transbordo no Centro, para realizar a doação. A coleta de sangue acontece das 8h às 17h.
 
A vinda do Hemóvel foi possível após uma reunião entre representantes da Fundação de Hematologia e Daniel Nogueira que vem na luta em ajudar as pessoas na campanha da doação de medula óssea em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus.

A expectativa é de que 80 candidatos à doação visitem o Hemóvel por dia, sendo que 40 pela manhã e 40 à tarde. Totalizando uma doação de 160 bolsas de sangue nos dois dias da ação e também a expectativa de 1.200 cadastros de doadores de medula óssea. O intuito é também sensibilizar os cidadãos a se tornarem doadores fidelizados de sangue.

Quem pode doar? – Doar sangue é seguro, por isso, qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, podem doar. Para doar sangue é preciso estar em condições ideais: sentir-se bem, com saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 18 e 69 anos de idade. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. No dia da doação é importante não estar em jejum, ter repousado por no mínimo 6h na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos. Antes do procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e depois é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

Quem não pode doar? – Não podem doar sangue quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.

Homens: podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 61 dias entre as doações.

Mulheres: podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 91 dias entre as doações.

Postar um comentário

0 Comentários