últimas

5/recent/últimas-posts

Tragédia na Europa: Suíça é atingida pela 2ª avalanche de lama; há 8 desaparecidos

Uma nova avalanche de lama se abateu sobre uma cidade montanhosa remota do leste da Suíça nesta sexta-feira (25) onde anteriormente um grande deslizamento de terra havia despejado pedras, detritos e lama que alcançaram metros de altura e causaram o desaparecimento de oito pessoas.
Na avalanche mais recente, um rio de lama se derramou sobre a pequena Bondo, no cantão dos Grisões, perto da fronteira suíço-italiana, mostraram imagens de televisão. Equipes de resgate continuavam procurando oito alpinistas de Suíça, Áustria e Alemanha que foram dados como desaparecidos desde o deslizamento de terra inicial que atingiu a cidade na quarta-feira. 
A polícia do cantão disse que a nova avalanche ocorreu no final da tarde e que alguns moradores que haviam acabado de receber permissão de voltar para casa tiveram que ser retirados novamente. Ninguém se feriu, segundo a polícia, mas a avalanche esmagou equipamentos que estavam sendo usados para retirar destroços da avalanche anterior.
 O derretimento do subsolo congelado – o chamado 'permafrost' –, provocado pela elevação das temperaturas, provavelmente é um dos fatores por trás do desastre desta semana, disse Marcia Phillips, líder do grupo de neve e permafrost do Instituto Federal Suíço de Pesquisa de Floresta, Gelo e Paisagem.
O evento cataclísmico provavelmente estava a caminho há milhares de anos, já que as mudanças no permafrost, na estrutura das rochas, no conteúdo da água e na pressão acima de Bondo conspiraram para desestabilizar a montanha Piz Cengalo, que tem 3.369 metros de altura, disse Marcia.

Postar um comentário

0 Comentários