últimas

5/recent/últimas-posts

Curso de formação de gestores tem início em Santo Antonio de Jesus


“Promover a gestão democrática dentro das escolas, essa é a principal finalidade do programa Progestão”. As palavras foram proferidas pelo tutor do Educar Wallace Matos que conduziu o primeiro encontro das equipes que estão participando do programa na região da DIREC 4.

O encontro aconteceu no dia 18 de agosto no Hotel Solemar em Santo Antonio de Jesus e será feitos mensalmente durante um ano.

A principal diferença entre esta etapa do programa e a que tinha acontecido anteriormente está sendo encarada como um grande salto qualitativo já que além dos gestores e vice foram incluídos no curso todos os segmentos que influem diretamente na gestão de cada escola como os coordenadores pedagógicos, secretários e representantes do colegiado.

“Além de capacitar esses gestores, esperamos atender a 100% dos professores eleitos para esta gestão trabalhando os aspectos da gestão democrática”, diz Wallace como principal meta do programa. Para ele, o maior beneficiário será a comunidade escolar que se mostrará representada tendo vez e voz nas principais decisões da escola.

Carla de Quadros, Coordenadora Regional do Progestão Municipal complementa que comparando com a primeira etapa que aconteceu há alguns anos os objetivos do programa tiveram mudanças e a carga horária foi aumentada para melhor formar a equipe gestora. “É a escola fazendo parte da gestão da escola”, afirma Carla que acredita que a ampliação da equipe foi o grande ganho desta nova etapa já que na ausência dos gestores o colégio não pode parar e deve possuir pessoas capacitadas para resolver possíveis problemas.

“Acredito que desta forma os gestores não se sentirão isolados e a participação de todos em prol dos melhores resultados será bastante positiva para toda a comunidade”, diz Jorge Ribeiro Vice diretor do Colégio Estadual José Marcelino de Souza em Nazaré que ainda acredita que em situações difíceis a resolução será feita de forma bem mais rápida.

Postar um comentário

0 Comentários