últimas

5/recent/últimas-posts

Eleição para colegiados escolares acontecerá pela primeira vez na região da DIREC 4

Durante esta semana serão eleitos em todas as escolas estaduais da região da DIREC 4 o primeiro pleito dos colegiados escolares. As eleições seguidas de capacitação do colegiado eleito acontecerão em quatro dias começando pelo pólo de Itatim que envolve as cidades de Itatim, Santa Terezinha e Castro Alves dia 19 de agosto; dia 20 nos dois pólos de Santo Antonio de Jesus; dia 30 no pólo de Conceição do Almeida que envolve também as cidades de Varzedo e Dom Macedo Costa e dia 31 no pólo de Nazaré entre as escolas da sede e de Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira e Salinas.

Qual a principal finalidade de um colegiado escolar? Na prática eles servem para auxiliarem na gestão democrática das escolas. Além dos diretores, participam de cada colegiado representantes dos funcionários, professores, alunos e pais discutindo os principais problemas das escolas no dia a dia.

O maior desafio da instalação destes colegiados ainda é a participação regular dos componentes que o constituem já que não há uma prática dessa presença efetiva principalmente dos pais dentro do ambiente escolar.

“A gestão democrática é isso: é você despertar para a necessidade dessa dinâmica acontecer com maior regularidade e de forma articulada”, diz Clóvis Esequiel sobre a importância das reuniões dos colegiados depois de montados, serem realizadas com certa regularidade através de um calendário de reuniões ordinárias previamente marcadas e abertas para a realização de encontros extraordinários.

Postar um comentário

0 Comentários