últimas

5/recent/últimas-posts

Rede estadual: professores fazem paralisações nos dias 28 de setembro e 3 de outubro


Os professores da rede estadual de ensino fazem paralisações nos dias 28 de setembro e 3 de outubro para pressionar o governo a retomar as negociações com a categoria. Nos dias, os professores fazem manifestações na Praça da Piedade, a partir das 9h da manhã.
A decisão foi tomada em assembleia nesta terça-feira (18) no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.  De acordo com Claudemir Nonato, segundo secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB)
"Voltamos para não prejudicar mais os estudantes", diz Nonato, para quem a proposta final do governo ainda não atende a todas as demandas da categoria. Os professores querem que a mesa de negociações seja reaberta.
Apesar das paralisações, não há nenhuma sinalização de greve da categoria no momento, segundo Nonato.
Greve
Foram 115 dias de greve dos professores na Bahia, a maior da categoria no estado.

Entre as exigências dos docentes para o encerramento da greve estavam a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles que estavam em estado probatório; a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve; a devolução da contribuição mensal da APLB; além da reabertura da mesa de negociação.
Contraproposta do governo 
O governo da Bahia enviou no dia 2 de agosto uma contraproposta para a APLB, com a concessão de reajustes salariais concedidos à categoria neste ano, assim como a promoção com aumento de 7% para os professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização de práticas pedagógicas em novembro de 2012, além de uma nova promoção prevista nas mesmas condições para março de 2013.

Ainda no dia 2, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou que apenas 8% das unidades escolares do estado estavam paralisadas por conta da greve dos professores. Das 1.411 escolas da Bahia, 1.293 já estavam em funcionamento (92%), segundo a SEC.

News SAJ
Correio

Postar um comentário

0 Comentários