A direção da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ) instaurou uma sindicância para apurar as causas do acidente com um trem em Santo Antônio do Pinhal (SP), na tarde de sábado (3). Três pessoas morreram e outras 39 ficaram feridas, sendo oito em estado grave, depois que a automotriz turística descarrilou e bateu contra um barranco.
Em nota, divulgada na madrugada deste domingo (4), a EFCJ afirmou que instaurou uma sindicância para investigar a responsabilidade pelo acidente. O prazo mínimo para conclusão é de 30 dias.
A estrada de ferro, na Serra da Mantiqueira, é ligada à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), e é uma das mais antigas do Estado, com 98 anos de funcionamento.
O secretário de transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor da EFCJ, Ayrton Camargo, se reuniram durante esta madrugada após o socorro às vítimas para definir as diretrizes da apuração técnica, que teve início na manhã deste domingo (4).
O secretário retornou nesta manhã para Campinas, onde mora. Ele disse em entrevista na ocasião do acidente que ainda é cedo para apontar as causas do descarrilamento.
A empresa informou na nota que lamenta o ocorrido e está prestando toda a assistência às vítimas e a seus familiares. "O diretor-presidente da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Ayrton Camargo, está coordenando as ações de atendimento às vítimas", diz o texto.
Uma perícia também foi realizada logo após o resgate das vítimas no local. A Polícia Civil pretende retornar no trecho neste domingo. O laudo sai em 30 dias.
Entenda o caso
saiba mais de outros assuntos
O bondinho turístico que fazia a viagem de Pindamonhangaba (SP) a Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira neste sábado, por volta das 18h20, decarrilou na altura do Km 26, sentido Pindamonhangaba, e bateu conta um barranco.
Unidades do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba foram mobilizadas para resgatar as vítimas do acidente.
Foram 25 viaturas entre veículos do Corpo de Bombeiros e da polícia, além de 11 ambulâncias. O local era de difícil acesso
O trabalho de retirada dos sobreviventes foi concluído às 23h. Foram três vítimas fatais, todas mulheres - sendo uma grávida. As vítimas foram levadas para o Hospital Regional e Pronto Socorro, ambos em Taubaté, além de unidades médicas em Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
News SAJ
G1
0 Comentários