Se você está com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso, fique atento porque a blitz começa na manhã desta quinta-feira (28), em Santo Antônio de Jesus, e segue durante todo o mês de dezembro. A fiscalização será feita por prepostos da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), do Ciretran, da Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte.

No local da blitz, um posto móvel da Sefaz vai gerar o boleto na hora e o motorista poderá pagar no Banco do Brasil ou no SAC, mas o carro ficará detido. O condutor poderá retirá-lo, apresentando o comprovante de pagamento. Caso não pague, o veículo é apreendido e rebocado. "Neste caso, além do imposto devido e das multas cabíveis, o condutor deverá arcar ainda com os custos do reboque e das diárias no pátio da Ciretran. a pessoa terá entre duas a três horas para ir ao banco e efetuar o pagamento para retirar seu veículo", explicou Nonato. Se nesse prazo a pessoa não comparecer com o pagamento, o veículo será encaminhado para o Ciretran e lá aguardará a regularização.
De acordo com o secretário da Fazenda, há possibilidade de parcelar a dívida. "O cidadão se dirige até a secretaria da Fazenda ou o SAC e faz o parcelamento", orientou. Nesse caso, mesmo pagando a primeira parcela, o carro será retirado, mas não poderá rodar. "A pessoa deve R$ 5 mil, parcela e paga a primeira, mas o veículo só poderá rodar quando quitar o débito, ou seja, só receberá o documento para tráfego após o total pagamento, que também pode ser feito com cartão de crédito e parcelado, nesse caso o veículo é liberado totalmente, inclusive para rodar", afirmou.
Na Bahia, 1,5 milhão de veículos são pagantes de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Deste total, mais de 155 mil estão em débito com o tributo, o que representa cerca de 10% de inadimplência.
Cristina Pita
0 Comentários