Professores das redes municipal e estadual de ensino de Santo Antônio de Jesus conheceram nesta quarta-feira, 4, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O encontro reuniu mais de trinta participantes e aconteceu no auditório do Parati Palace Hotel.
Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e orientar os adolescentes e as crianças com foco no desenvolvimento empreendedor, o JEPP será implantado em seis escolas da rede pública de ensino. No total, 420 alunos serão beneficiados e 29 professores capacitados para trabalhar, durante seis meses, o programa nas instituições. “Com o JEPP, nossos alunos terão a oportunidade de mostrar seus talentos e fazer um trabalho diferenciado, possibilitando um futuro melhor”, afirmou a professora Rita Menezes, uma das participantes do encontro.
Em Santo Antônio de Jesus, a ação é pioneira. No final do ano, após o desenvolvimento da ação, será realizada uma feira empreendedora com os alunos participantes. “Os jovens vivem em um mundo de possibilidades e múltiplas escolhas. O JEPP incentiva a mudança, e o desenvolvimento de ideias e da criatividade desses jovens. Da mesma forma que precisamos de emprego, precisamos de empreendedores, e o programa se encarrega em ajudar a desenvolver o empreendedorismo da juventude”, explicou o gestor do JEPP no Sebrae Santo Antônio de Jesus, André Gustavo Barbosa.
Para a professora Marinalva Teixeira, toda ação é importante, principalmente, quando é destinada ao desenvolvimento da educação. “O JEPP será muito bem vindo, pois irá contribuir bastante para o aprendizado escolar e pessoal de cada estudante”.
O programa é desenvolvido pelo Sebrae e conta com a parceria da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Educação. Para a secretária de Educação do município, Elimeire Bitencourt, o JEPP é uma ferramenta de desenvolvimento humano. “A Secretaria de Educação e os professores estão aceitando o desafio de despertar o interesse de aprendizagem empreendedora do aluno. Com o projeto, temos a possibilidade de trabalhar o conteúdo e, ao mesmo tempo, ensinar valores aos estudantes, colocando-os como atuantes no processo ensino-aprendizagem”, disse.
Para a técnica do Sebrae Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, essa parceria com a prefeitura municipal possibilita a construção de um projeto-piloto com foco no estímulo à cultura do empreendedorismo nas escolas. “Despertar no jovem o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento da economia local e da educação desse público. Por isso, o JEPP faz parte do programa Nacional de Educação Empreendedora”. Agência Sebrae de Notícias Bahia
0 Comentários