últimas

5/recent/últimas-posts

Começam nesta segunda (19), as Inscrições do Sisu

Este final de semana é de ansiedade para os estudantes que querem, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrer a uma vaga em uma instituição pública de ensino. É que na segunda-feira serão abertas pelo Ministério da Educação (MEC) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e até quinta-feira os candidatos passarão pela verdadeira maratona de consulta às notas de corte, que definem quem está dentro e quem está fora dos selecionados para entrar nos cursos. 

Essa é a realidade vivida pelo bacharel em Direito Marcos Paulo Monteiro, 25 anos, que pretende retornar à universidade este ano, para cursar Engenharia Civil. “Estou muito ansioso, não consigo dormir direito, aguardando o momento das inscrições”, contou Marcos, que quer uma vaga, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Para conquistar uma das 100 vagas ofertadas no curso escolhido, Marcos terá que atingir a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os selecionados. No ano passado, a nota de corte no curso que ele quer foi de 720,28. Marcos, que fez 684,24 pontos no Enem, sabe que será difícil. “Eu sei que vai ser difícil entrar na primeira chamada, mas tenho esperança de que na lista de espera eu consiga”, afirmou. 

As notas de corte serão divulgadas uma vez por dia entre os dias 19 e 22 (período da inscrição), já que mudam à medida que os candidatos vão solicitando vagas. O site de inscrições é o sisu.mec.gov.br. No fim, o sistema considerará a última inscrição feita pelo estudante. O MEC recomenda que os candidatos acompanhem as mudanças da nota. Na última terça-feira, o MEC divulgou o boletim de desempenho individual dos alunos. Para ter acesso , basta informar o CPF e a senha no site do Inep, que realiza o exame: portal.inep.gov.br.

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso no ato da inscrição e fazer alterações de curso e instituição até o fechamento do sistema — às 23h59 do dia 22 de janeiro, considerando o horário de Brasília (22h59 da Bahia). Laila Aquino, 18 anos, pretende cursar Medicina e já fez as escolhas: o curso ofertado pela Faculdade de Medicina da (Ufba) é a primeira opção; já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) ficará como segunda escolha. “Medicina é o meu sonho e quero realizá-lo em uma universidade pública”, contou. Para se antecipar, já é possível consultar no site do Sisu - sisu.mec.gov.br - quantas vagas, instituição e cidade, o curso de seu interesse está. Entre os critérios de seleção adotados pela universidades pode haver pesos diferentes para as áreas de prioridades do curso. Um curso de Biologia, por exemplo, pode dar um peso maior à nota de Ciências da Natureza do candidato. Para este semestre, 13.205 vagas estão sendo ofertadas na Bahia, que estão distribuídas em nove instituições de ensino e 43 cidades. Salvador reserva quase 37% delas, com 4.746 cadeiras em 114 opções de curso. Já no interior do estado, somam-se 8.459 vagas ofertadas. Em todo o país, os números são de 205.514 vagas, 5.631 cursos e 128 instituições. Para concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é preciso ter realizado a edição de 2014 do Enem. Não é possível utilizar notas de edições anteriores do exame. BahiaNoticias

Postar um comentário

0 Comentários