últimas

5/recent/últimas-posts

Audiência Pública discute metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Sapeaçu‏

 
Professores, gestores, coordenadores, representantes de escolas públicas e privadas, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autoridades civis e sociedade em geral de Sapeaçu participaram na tarde desta terça-feira (12), na Câmara de Vereadores, de uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Educação (PME) e adequá-lo ao Plano Nacional de Educação (PNE).
O Plano Municipal de Educação é um documento que constitui diretrizes, metas e estratégias que norteará todas as ações para os próximos dez anos, elaboradas a partir da realização de um diagnóstico da educação do município, tendo como base o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei 13.005 de 25 de junho de 2014, organizado por um grupo colaborativo aprovado através de decreto e por grupos representativos, com atuação nos diversos níveis e modalidades de ensino. 
Através da Audiência Pública, a sociedade civil teve a oportunidade de lançar opiniões e preposições para o melhoramento da educação do Município de Sapeaçu nos próximos dez anos. Em sua etapa posterior será encaminhada ao Conselho Municipal de Educação e ao poder Executivo e Legislativo para aprovação da Lei.
Durante o encontro foi apresentando um breve resumo histórico do processo de elaboração do PME, leitura e aprovação do Regimento Interno da Audiência Pública do PME de Sapeaçu e a Orientadora do PROAM/MEC, Fernanda Karla Argolo apresentou as metas, estratégias e diretrizes do PME de Sapeaçu, onde fora discutido as metas e estratégias educacionais para os próximos 10 anos. O documento-base foi elaborado por uma comissão técnica educacional de vários setores da rede pública educacional do município.
O evento foi submetido ao amplo debate sendo incorporado dentro das metas e estratégias várias opiniões de diferentes visões, para que este seja elaborado de forma conjunta, de qualidade técnica e participação social exigindo compromisso e envolvimento de todos com base em decisões coerentes e de acordo com as necessidades e capacidades educacionais do município.
A Secretária de Educação, Maria Luiza Salvi destacou a importância da participação da comunidade com sugestões e avaliações do desenvolvimento da educação no município. “Não existe crescimento sem participação. Esse encontro é um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem às demandas reais da educação do município, centradas a curto, médio e longo prazo”, disse.
O prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pela dedicação na execução e discussão do PME em Sapeaçu. “Quero agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação e à equipe técnica pelo empenho, sabemos que a tarefa é árdua, mas o resultado é gratificante. Vamos aproveitar o máximo possível essas discussões, para que possamos melhorar ainda mais a educação do nosso município”, afirmou.
O PME, segundo a secretária de Educação, é um importante instrumento para o planejamento da educação do município. “É esse documento que vai nortear todo o trabalho no setor educacional no município pelos próximos dez anos, por isso é fundamental que seja construído com bastante cuidado e participação de toda a comunidade”, esclareceu Maria Luiza.
Participaram do encontro, o prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas, a Secretária de Educação, Maria Luiza Salvi, a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde, Emmanuelle Daltro, a Secretária de Assistência e Integração Social, Maria Cristina Lucas, o Secretário de Desporto, Cultura, Turismo e Lazer, Denilson Mutti, o Presidente da Câmara de Vereadores, Eder Galvão, o representante da Secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Eladio Bahia, os vereadores Durval Santana, Antônio Lapa, Temístocles de Araújo e Ramon de Sana, dentre outros. News SAJ/Drica Dicastro / DRT-BA 3693

Postar um comentário

0 Comentários