últimas

5/recent/últimas-posts

Cozinha Show é destaque na abertura do II Festival Gastronômico em Santo Antonio de Jesus

Cozinha Show é destaque na abertura do II Festival Gastronômico
O Sabores da Terra acontece simultaneamente em 26 bares e restaurantes de Santo Antônio de Jesus até 25 de outubro

Para celebrar a culinária e as riquezas produzidas pelo homem do campo, foi aberto na noite desta quinta-feira, 15, em Santo Antônio de Jesus, na Praça Renato Machado, a II edição do Festival Gastronômico Sabores da Terra. Durante 10 dias, 26 bares e restaurantes participantes do evento irão apresentar em seus estabelecimentos iguarias da culinária local, subdivididas em quatro categorias: lanche, petisco, prato principal e sobremesa. 

Como iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, a novidade do Festival Gastronômico fica por conta da Cozinha Show, comandada pelo chef de cozinha, Jesus Almeida, que apresentou na praça Renato Machado o que pode ser feito com produtos da terra. Haverá mais duas aulas show com a chef Édila Ribeiro nesta sexta-feira, 16 e sábado,17, hs. “Nossa proposta é fazer com que as pessoas entendam que a gastronomia está presente no nosso dia a dia e ela pode ser feita com ingredientes da terra, como banana, batata, aipim, entre outros, com sabor diferente e requinte”, explicou a gerente de Educação Profissional da instituição, Fernanda Souza.  

O Festival é realizado pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem e Alimentação da Micro Região de Santo Antônio de  Jesus (SindBarh), com o apoio do Sebrae e patrocínio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Rede Qualimax, Associação Comercial e Empresarial, Sindicato Patronal, Câmara de Dirigentes Lojistas, Governo do Estado, BahiaTursa, Gráfica Exemplar, Essencial Publicidade, Veneza, Crie ativa Comunicação e design, Brasil Gás e Coca Cola.

Participando pela primeira vez do Festival, a Doceria Chocolate com Pimenta exibe a sobremesa Santelê de Tapioca. “Nós queremos proporcionar a população e turistas um paladar diferente e com isso atrair novos clientes e divulgar as potencialidades da culinária de uma forma diferente”, acentua a proprietária do estabelecimento, Léa Meireles que, como a sua equipe, participou de todas capacitações oferecidas pelo Sebrae e Senac. “Com as capacitações, nós agregamos mais conhecimentos, pude diminuir o custo com a redução de desperdício, além de valorizar nossos colaboradores”.

De acordo com o realizador do evento, Júlio Oliveira, a Cozinha Show agrega mais valor e curiosidade no público. “A apresentação da confecção de um prato atrai as pessoas para os estabelecimentos, incentivando a movimentação nos restaurantes, e estamos transformando a cidade na capital gastronômica do Recôncavo e firmar a data no calendário da cidade”. 

Em setembro, o Senac realizou capacitações voltadas para o preparo de pratos, mensuração de desperdício e boas práticas de manipulação de alimentos. Na primeira quinzena deste mês, o Sebrae promoveu consultorias em alimento seguro, palestra de qualidade no atendimento, oficina Formação de Preço de Venda e palestra Eliminando o Desperdício.

Para a gestora do Projeto de Comércio do Sebrae de Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, as capacitações fazem o diferencial nos estabelecimentos participantes do festival. “A intenção do Sebrae é fazer com que os donos e colabores dos bares e restaurantes tenham mais noção sobre higiene pessoal e alimentar, ofereça bom atendimento aos clientes e principalmente reduzam o desperdício de material, aumentando a lucratividade”. A gestora também falou da importância do evento para a cidade. “Com essa iniciativa nossa cidade atrai mais visitantes, movimentando o turismo e a economia local”, destacou.

Assim como a Doceria Chocolate com Pimenta, o Restaurante Império Gourmet integra a lista de restaurantes com suas delícias através do prato principal Abóbora Nordestina. “Estamos há pouco tempo no ramo e decidimos participar do festival para firmar nossa identidade e para que o restaurante fique mais conhecido, não só na cidade como na região por ter um paladar diferenciado”, frisou a empresária Maurina Lima.

O vice-presidente do Sindbarh e presidente da Rede Qualimax, Melentino Tedesco, revelou a importância do tema escolhido para este ano “Queremos valorizar não só a origem do produto desde o plantio até a hora do consumo final como o produtor. Com essa iniciativa ele se mantém na região e público pode conhecer o que produzimos de bom”. Finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários