últimas

5/recent/últimas-posts

Santo Antônio de Jesus esta preparada para crescer?


Santo Antônio de Jesus; Faculdades, hospital, clínicas, lojas e feiras são atrativos da capital do Recôncavo baiano, como é conhecida a cidade Santo Antônio de Jesus. Com 47 municípios em volta, ela tem um comércio que alcança mais de 500 mil pessoas. A população da cidade, de 100 mil habitantes, chega a aumentar entre 20% e 30% durante o dia por causa dos visitantes dos municípios próximos.
 
Ela ainda é um importante entroncamento rodoviário, com a convergência da BR-101, que é a ligação com Salvador; da BA-026, conexão com o oeste do município; e da BA-046, que liga com a Ilha de Itaparica. Essa última deve ganhar ainda mais importância com a construção da ponte Salvador-Itaparica. Com ela, Santo Antônio poderá se tornar uma importante rota de passagem das cargas movimentadas pelo Porto de Salvador.
 
E o município é muito mais que uma parada rodoviária. Quem foi à cidade há alguns meses pode ter se deparado, inclusive, com pessoas dormindo em filas para comprar lotes de empreendimentos imobiliários. A maior procura por moradias na cidade se deu, no entanto, nos últimos anos, quando operários da Enseada Indústria Naval se mudaram para o município com as famílias. O movimento diminuiu com a paralisação das obras do empreendimento.
A interrupção das obras afetou em cheio o município, segundo o vice-presidente do sindicato do comércio varejista da cidade (Sinconsaj), Herivaldo Nery. Dono de uma loja de material de construção e produtos agropecuários no município desde 1976, ele acompanhou o crescimento de Santo Antônio. “Era pequena demais. Quando cheguei, tinha apenas três lojas do ramo em que trabalho. Hoje, tem 30. Comecei a trabalhar com três pessoas e agora tenho 45 funcionários”.
 
A cidade tem atraído novos moradores em função da força da indústria local, que já conta com fábricas de empresas como Reconflex e Bahia Vidros. Ainda este ano, a fabricante de calçados Ramarim prevê completar a construção de uma fábrica na cidade, gerando 700 novos empregos. Outra companhia, a Natulab, laboratório farmacêutico fundado em Santo Antônio, vai gerar até mil empregos diretos e 2.400 indiretos até 2017 na inauguração de duas novas linhas de produção.
 
A procura pelas vagas geradas pelas indústrias deve movimentar ainda mais o mercado de imóveis da cidade. “Esse crescimento imobiliário sem uma revisão do plano diretor pode provocar um problema futuro”, alerta o presidente da Associação Comercial de Santo Antônio, Genival Deolindo. O plano atual tem 12 anos. “Está ultrapassado. Teremos problemas de trânsito, prejuízos ao meio ambiente e até empresas e fábricas instaladas em locais indevidos”, diz Deolindo.
 
A entidade que ele representa acionou o Ministério Público (MP) para interceder junto à prefeitura da cidade para acelerar a revisão. O secretário de Infraestrutura de Santo Antônio, Domingos Matos, reconhece que o crescimento da cidade foi desordenado e que o atual plano está defasado. “Vai ser aberto um processo de revisão com participação popular”, afirma o secretário.
 
Enquanto o plano não é revisado, a cidade começa a passar por uma verticalização, mesmo com um código de obras defasado. Ainda assim, Deolindo acredita que Santo Antônio está no período de equilíbrio, em que os problemas de infraestrutura ainda não travam o desenvolvimento do comércio, chamado pelos lojistas de “comércio mais barato da Bahia”.
“Esse crescimento imobiliário sem uma revisão do plano direto pode gerar um problema”, Genival Deolindo, presidente da Associação Comercial de Santo Antônio
Apesar da propaganda, o preço baixo está também relacionado ao comércio informal, que toma conta de calçadas e praças da cidade. “A gente vem cobrando da prefeitura o ordenamento desse comércio de rua e ela vem atendendo”, diz o presidente da associação comercial. Segundo o titular da pasta de Infraestrutura, a organização do comércio informal é uma das prioridades da atual gestão, que já criou regras para a venda de alimentos nas ruas.
 
Outra reclamação constante dos empresários que a prefeitura tem tentado solucionar é a condição das vias da cidade. As duas principais ações em andamento na área de mobilidade urbana são a pavimentação da Avenida 29 de Maio, que está ligada a várias vias da cidade, e a requalificação da praça central, a Padre Matheus. Essa última, no entanto, já era para estar pronta desde dezembro, mas sofreu atraso devido à queda na arrecadação municipal, causada pela crise econômica. A nova previsão é que seja finalizada no início do próximo ano.
 
Já a Praça São Benedito teve as obras paralisadas depois de a empresa responsável abandonar a construção. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, ela deverá ser licitada novamente em breve. B+. Tv News SAJ

Postar um comentário

0 Comentários