últimas

5/recent/últimas-posts

Feira dos Caxixis mostra o artesanato do Recôncavo em Nazaré das Farinhas

Como acontece todos os anos, a cidade de Nazaré das Farinhas (216 km de Salvador e 58 km via ferry-boat) é palco da tradicional Feira de Caxixis, que movimenta a cidade durante os quatro dias de Semana Santa, chegando a receber milhares de turistas no período. Vários oleiros vindos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, expõem no centro da cidade o colorido dos caxixis e da cerâmica artesanal do Recôncavo baiano. Os oleiros vão expor suas peças em ruas do centro da cidade em barraquinhas padronizadas.
 
História - A Feira dos Caxixis começou com pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Numa canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, deslocou-se de Maragogipinho até Nazaré, na Semana Santa, trazendo miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros a acompanhá-lo, todos os anos, originando-se, assim, a Feira dos Caxixis.
 
 
Música e religião - A programação da Semana Santa em Nazaré irá contar com atrações musicais para animar a festa que acontece de 24 a 27  de março com Daniel Vieira e Parangolé no dia 25. Kart Love, Psirico e Play Way no dia 26. Tierry e Negra Cor no dia 27. Quanto à programação religiosa da época, o visitante pode passear pela extensa Via-Sacra da cidade e conhecer a estátua do Cristo, com 15 metros de altura, localizada no Morro do Silêncio. As 14 estações da Via-Sacra recontam, por meio de esculturas, a trajetória da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Postar um comentário

0 Comentários