Entretenimento

Ponto para a ioga! Estudo revela que a modalidade faz bem ao cérebro


O documento americano enaltece a prática oriental por sua capacidade de reinvenção. Unindo amplitude e meditação, instrutores sempre apresentam posições e movimentos inéditos aos praticantes de ioga. "E ela é indicada para todas as idades, porque alivia oA prática indiana, rica em posturas que trabalham a flexibilidade e a força, já está na sua rotina fitness? Então, pode comemorar. De acordo com um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o combo ioga e meditação pode fortalecer o raciocínio e evitar problemas mentais relacionados com o envelhecimento.
 
Apesar de inevitável, segundo a pesquisa, o envelhecimento pode ser retardado com essas e outras práticas como dança, jardinagem e exercícios com frequência. O foco da pesquisa era analisar voluntários na faixa dos 40 anos, idade em que o funcionamento começa a sofrer certo declínio.
 
Na análise, 29 adultos tiveram seus cérebros escaneados e registrados num computador. Depois, foram divididos em dois grupos. O primeiro seguiu um programa de treinamento que envolvia ficar uma hora por semana em sala de aula fazendo exercícios mentais, com o objetivo de reforçar a memória. Em casa, eles deveriam realizar as atividades por 15 minutos todos os dias.
 
O segundo apostou na ioga. Durante uma hora por semana, eles visitaram o campus da universidade para aprender Kundalini ioga, que envolve exercícios de respiração e meditação e também alguns movimentos básicos. Os pesquisadores escolheram essa versão da modalidade justamente por ser mais fácil de incluir na rotina dos participantes. O grupo também aprendeu uma série de sons - um mantra - e movimentos de dança repetitivos com a mão. Eles foram orientados a meditar dessa forma por 15 minutos todos os dias.
 
Após 12 semanas, os voluntários voltaram ao laboratório da universidade para a segunda rodada de testes cognitivos. Resultado: todos os homens e mulheres tiveram um desempenho significativamente melhor na maioria dos exercícios. Mas somente aqueles que praticaram ioga e meditação mostraram melhorias em seus estados de espírito (menor índice de potencial depressão) e desempenharam melhor no teste de memória visual-espacial, que visa avaliar habilidades como equilíbrio, percepção de profundidade e a capacidade de reconhecer objetos.

About Tv News SAJ

Tecnologia do Blogger.