últimas

5/recent/últimas-posts

Valença: Rui entrega trecho de pista e assina convênios para agricultura familiar

Reprodução Tv News SAJ
SECOM

Com aproximadamente 100 mil habitantes, o município de Valença, no Baixo Sul baiano, recebeu melhorias na área de mobilidade urbana. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), pavimentou o trecho de 4,4 quilômetros da BA 001, na passagem urbana da cidade, que, além das belezas naturais, é ponto de partida para outras praias da região. 
 
O governador Rui Costa, acompanhado do titular da Seinfra, Marcus Cavalcanti, entre outras autoridades, esteve no município para inaugurar a obra e também assinar três convênios do programa Bahia Produtiva, beneficiando 72 famílias da região. Foram aplicados recursos da ordem de R$ 2 milhões na pavimentação em Concreto Betuminado Usinado a Quente (CBUQ).
 
“Essa pavimentação vai requalificar a passagem urbana da cidade de Valença, melhorando a vida de quem mora e passa pelo local”, afirmou o governador. O investimento beneficiou turistas, motoristas, moradores e também comerciantes, a exemplo de Maria das Neves, conhecida como Maria do Mingau. Há 16 anos, ela tem uma lanchonete em Valença, às margens da via que acaba de ser recuperada.
 
"Os meus clientes agora vêm com mais facilidade. A pavimentação evita acidente. Antes tinha muito buraco e os clientes tinham dificuldade para estacionar. Melhorou bastante mesmo". Bahia Produtiva: Ainda em Valença, Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), a celebrar três convênios do programa Bahia Produtiva, totalizando cerca de R$ 955 mil.
 
 
"Esse investimento reforça experiências como a que vem acontecendo aqui em Valença e tem dado muito certo. Toda sexta-feira, os agricultores promovem uma feira para comercializar seus produtos. Ganham eles, ganha a cidade e ganha a economia da região".  A Associação de Pequenos Agricultores do Canta Galo será beneficiada com assistência técnica e aquisição de um kit pós colheita do cacau.
A Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença e Baixo Sul, além de assistência técnica, poderá adquirir um veículo utilitário, equipamentos de cozinha comunitária e barracas desmontáveis para feira. Já a Associação dos Pescadores, Marisqueiras e Maricultores de Maricoabo também terão assistência técnica e um kit agroindústria para beneficiar o pescado.
 
A presidente da associação com sede em Maricoabo, Antônia de Jesus Santos, explicou que a implantação da unidade de beneficiamento de peixe e mariscos, além de agregar valor à produção, vai garantir renda às famílias em diferentes épocas do ano.
 
"Precisamos de uma qualidade para repassar o marisco para mercados e qualquer outro local que a gente venda. Precisamos do selo de qualidade do beneficiamento e ainda não temos. Queremos fazer coxinha e derivados do pescado".  O evento com a participação do governador foi realizado no pátio do prédio onde funciona o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), da SDR, e o Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMIT/Baixo Sul).
 
No local, que no passado funcionou a Escola Estadual Lomanto Júnior, todas as sextas-feiras é realizada a Feira de Economia Solidária e da Agricultura Familiar. Dona Maria de Fátima Conceição, artesã da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá, participa da feira comercializando objetos de decoração, itens de cozinha e artesanato feitos com piaçava de palha da costa. "É importante a gente divulgar o nosso trabalho. Todo mundo em conjunto vai divulgando o trabalho feito no dia a dia".

Postar um comentário

0 Comentários