últimas

5/recent/últimas-posts

Bens móveis da Capela de Santana, em Xique-Xique, são restaurados pelo IPAC


 
Até 15 de dezembro próximo, especialistas da Coordenação de Restauro de Elementos Artísticos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) finalizam intervenções de restauro nos bens móveis e integrados da capela de Senhora Santana, em Xique-Xique. A igreja está localizada na Ilha de Miradouro, no município situado ao noroeste da Bahia, quase às margens do Rio São Francisco, a 520 km de Salvador.
 
A capela, inaugurada em 1811, foi tombada provisoriamente pelo IPAC em 2013 e desde então passa por intervenções. “Quando encontramos a igreja, ela estava com muitos danos. Nesse período, foram feitas obras na estrutura, no telhado, retirada de água acumulada, implantação de forros de fibra de vidro na capela mor e camarinha, além de reparo de rachaduras”, conta a restauradora do IPAC, Célia Moura.
 
Uma equipe multidisciplinar do IPAC se deslocou para o município com objetivo de completar o restauro em cerca de mais um mês, dessa vez, dos bens móveis e integrados do templo. “Conhecemos bem o local e sabemos das necessidades. Julgamos que o frontão do altar é o mais importante a ser trabalhado agora”, diz Célia. A ação integra o sistema institucional de parcerias que o IPAC criou e que envolve prefeituras, dioceses das igrejas e comunidades, dentre outros agentes.
 
A edificação, que estava em alto nível de deterioração, é um marco para o município e a região, pois atrai fiéis de toda a Bahia e possui singularidades artísticas e arquitetônicas, apesar do aspecto simples, com robustos cunhais, porta central e duas janelas. “O local também é importante pela sua relação com o Rio São Francisco, devido ao culto da fé, à cidade de Xique-Xique e às características físicas tão próprias do prédio”, afirma a restauradora do IPAC.
 
No interior, a capela possui o púlpito com bacia de pedra, grades de coro, comunhão em treliça de madeira e pintura tipo escaiola – que imita mármore e pedras ornamentais com pequenos medalhões, anjos, jarros e guirlandas. O piso interno é de ladrilhos, com tabuado no coro e lajotas de barro cozido no adro. A ilha, onde está localizada a capela, é muito fértil e conserva vegetação natural, com árvores e coqueiros.
 
A intervenção, que está sendo apoiada pela prefeitura de Xique-Xique, possui muitos desafios. “Juntamente com Roseli Sá Barreto, restauradora, e o arquiteto José Carlos Matta, ambos do IPAC, estamos realizando o trabalho com êxito, mesmo com as dificuldades de recursos e o difícil acesso”, completa Célia.


Redação Geraldo Moniz de Aragão/Fotos: IPAC
Tv News SAJ

Postar um comentário

0 Comentários