últimas

5/recent/últimas-posts

Santo Antonio de Jesus completa 132 anos: Parabéns!!


VAMOS CONHECER UM POUCO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS.

Hoje um dia muito especial, Santo Antônio de Jesus 132 anos de emancipação política.

Santo Antônio de Jesus é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na região do Recôncavo Sul . Sua população, segundo a contagem do IBGE, realizada no censo nacional de 2010, era de 90.985 habitantes. Tem importância como centro comercial e de serviços em todo o recôncavo, sendo assim considerada a "Capital do Recôncavo". Anualmente sedia movimentadas festas juninas, que atraem milhares de visitantes.

SUA HISTÓRIA

As primeiras expedições no território deste município resultaram da colonização na área do rio Jaguaripe, realizadas nos séculos XVI e XVII. 

Foram fatores decisivos, no povoamento destas paragens, as férteis matas com madeiras de lei e grande número de cursos d'água, atraindo plantadores de cana-de-açúcar e o estabelecimento de engenhos, além da plantação da mandioca

O primeiro povoado surgiu em torno de um oratório consagrado a Santo Antônio de Jesus, nas proximidades do rio Sururu. 
Município criado com os territórios das freguesias de Santo Antônio de Jesus e de São Miguel da Nova Laje, desmembrados de Nazaré, pela Lei Provincial de 29.05.1880. 

Teve o nome simplificado para Santo Antônio em 1931, recebendo em 1938 novamente a denominação de Santo Antonio de Jesus. A sede foi elevada à categoria de cidade através Ato Estadual de 30 de junho de 1892.



ECONOMIA


 
O comércio e o serviço tornaram-se a principal forma de economia a partir da década de 1970, quando houve uma migração da população rural para a cidade.
A feira livre é considerada como a feira livre mais barata da Bahia, onde tem qualidade preços baixos e variedades e movimenta com grande fluxo de consumidores a economia local.


NATIVOS ILUSTRES

Santo Antônio de Jesus é a cidade-natal do lateral-esquerdo Júnior, campeão do mundo em 2002 pela Seleção Brasileira de Futebol, do cantor de axé Netinho, canhoto do violão músico cavaco e violão e do ator Luís Miranda atualmente atuando na Rede Globo e do ex-interventor federal na Bahia e ex-senador da República Landulfo Alves de Almeida.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Santo Antônio de Jesus tem crescido a cada dia, e os meios de comunicação é o mesmo, a cidade possui entre sites NEWS SAJ, VOZ DA BAHIA, TV SAJ, TV RECÔNCAVO, BLOG DO VALENTE, TÔ COM CQC, SAJ NOTÍCIAS, GAZETA, JORNAL KARA A KARA, JORNAL BAHIA HOJE. Entre as rádios RÁDIO RECÔNCAVO FM, RÁDIO ANDAIÁ FM e RÁDIO CLUBE AM. Perdão se esqueci de alguém...

HOSPITAL REGIONAL

Após 20 anos de espera, foi inaugurado o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, equipado para realizar atendimentos de média e alta complexidade e suprir toda a região do Recôncavo baiano. Considerado de grande porte, a capacidade total prevista é de 43 mil atendimentos/mês. A população do Recôncavo contará com 136 leitos, sendo 10 de UTI adulto e atendimento de emergência 24 horas, 33 para pediatria, 51 para clínica cirúrgica, 36 para clínica médica e 6 leitos destinados à psiquiatria. Desde o início das obras, em 1990, já foram investidos R$ 44 milhões e mais R$ 11 milhões na compra de equipamentos.
A unidade dispõe de centro cirúrgico, Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA), Central de Material Esterilizado (CME), serviços de farmácia, lavanderia, almoxarifado, nutrição, manutenção geral e Arquivo de Prontuários de Paciente e Estatística.

 

 

ESSA É A NOSSA HOMENAGEM DA NEWS SAJ PARA SANTO ANTÔNIO DE JESUS 132 ANOS DE MUITA LUTA, CRESCIMENTO E DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

PARABÉNS SANTO ANTÔNIO DE JESUS!!!
Equipe NEWS SAJ Jheffesson, Lucas, Bruno e Yago

NEWS SAJ
Jheffesson Santos Diretor Geral

Postar um comentário

3 Comentários