últimas

5/recent/últimas-posts

IFBA promove palestra de Cooperativismo na próxima quinta (26) na Câmara de Santo Antônio de Jesus

Na próxima quinta-feira, 26, lideranças populares, representantes de organizações comunitárias, trabalhadores autônomos, profissionais liberais e a comunidade em geral terão a oportunidade de debaterem sobre cooperativas populares com pesquisadores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal da Bahia (ITCP/IFBA). A palestra COOPERATIVISMO - unir e organizar para avançar acontecerá na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, às 19 horas. O evento está sendo organizado pelo campus de Santo Antônio de Jesus do IFBA e pelo Sindicato dos Comerciários.
 
A Incubadora Tecnológica de Cooperativa Popular - ITCP/IFBA é um programa de extensão do IFBA que tem como objetivo geral apoiar empreendimentos populares a partir de um processo de incubação que contemple o desenvolvimento humano, social e gerencial. Com essas bases, a ITCP procura desenvolver uma maneira mais efetiva de contribuir com a Economia Solidária. 
 
As ITCPs representam, hoje, uma importante vertente de extensão dos institutos federais de educação e universidades brasileiras. Constituem-se em projetos, programas ou órgãos com a finalidade de dar suporte à formação e ao desenvolvimento de empreendimentos populares de autogestão criados por iniciativa de grupos de desempregados ou que vivenciem situação de emprego/trabalho precarizado.
 
A ITCP/IFBA é formada por servidores (professores e técnicos administrativos) e estudantes da própria instituição. Atualmente, acompanha diversos empreendimentos formados por costureiras, confeiteiros, prestadores de serviço, entre outras atividades que são assessoradas pela incubadora.
 
Palestrantes:
 
ALEX CANTUÁRIA: Graduado em Engenharia Química pela UFRJ (1980), mestre em Administração pela UFBA (1996) e doutor em Administração pela UFBA (2004). Atualmente, é professor associado do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, atuando em economia solidária, empreendimentos econômicos solidários, cooperativismo, tecnologia social, incubação e turismo. Atua na ITCP/IFBA desde 2006.
 
THYRSO SACRAMENTO: Graduado em Letras Vernáculas pela UCSal (1975), graduado em Tecnólogo em Administração Hoteleira pelo CEFET-BA (1982) e mestre em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico (2001). Atualmente, está cursando o doutorado Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento pela UFBA. É professor adjunto e pesquisador do Instituto Federal da Bahia. Desenvolve trabalhos na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFBA. Coordena os projetos "Caravana Solidária" e "Profrota" da ITCP-IFBA Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente em Turismo de Base Comunitária, Administração Hoteleira e Turismo Ecológico. Atua na ITCP desde 2010.
 
TERESA BAHIA: Assistente em administração do Instituto Federal da Bahia. Atua na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFBA desde 2006. Graduanda em Administração e Comunicação Social.  Tem experiência na área de Economia Solidária.

Postar um comentário

0 Comentários