últimas

5/recent/últimas-posts

Higiene íntima adequada é fundamental para a saúde da área genital

A região genital é uma área sensível e propensa ao desenvolvimento de fungos e bactérias, sobretudo no caso das mulheres que frequentam praias e vivem em cidades litorâneas como Salvador. Justamente por isso as soteropolitanas sempre devem estar atentas à higiene íntima e os cuidados devem ser redobrados no verão. Em alguns casos, somente água e sabão não são capazes de fazer uma higienização completa, que depende de uma série de fatores.
 
“Uma higienização adequada depende, entre outras coisas, do tipo de produto de limpeza utilizado, da maneira como a higiene é feita e da frequência diária de higienização”, explica o ginecologista e diretor médico do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Jorge Valente.
 
Segundo o médico, a higiene inadequada da área pode promover o desenvolvimento de fungos e infecções, provocando corrimentos e odores desagradáveis, pruridos e coceira.  Dentre as infecções mais frequentes causadas pela falta de higiene íntima, estão a tricomoníase, a gardnerella e a candidíase.
 
Há, no entanto, outros fatores que podem interferir na saúde íntima feminina, a exemplo da atividade sexual, alimentação, questões hormonais e até mesmo emocionais. Segundo informações da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a microflora vulvar vaginal é constituída por bactérias comensais de diferentes espécies que coabitam a pele da vulva, o intróito vaginal e a cavidade vaginal em harmonia, mas que podem, em situações especiais, tornarem-se patogênicas.
 
“A mulher deve adotar o hábito da higiene intima após ter relações sexuais porque o pH da sua região genital pode sofrer alterações devido ao pH do sêmen do parceiro”, esclarece Jorge Valente.
 
A higiene íntima deve ser feita com água, sabonete especial - as mulheres devem optar pelas versões feitas especialmente para a higiene íntima feminina - e usando somente os dedos. A recomendação é usar os sabonetes líquidos, já que os em barra são mais alcalinos e facilitam a contaminação se a mesma superfície for compartilhada por diversas pessoas. No caso de pessoas que não têm tempo de fazer a higiene constante, a limpeza com lenços umedecidos também é uma opção. Tv News saj/  Líliam Cunha

Postar um comentário

0 Comentários