últimas

5/recent/últimas-posts

Homem de 29 anos com 280 kg sonha em emagrecer e seguir carreira musical

"Perder peso é tudo que eu quero. E depois vou seguir uma carreira musical". Esse é o relato de Alexandre Pereira de Oliveira, de 29 anos, que mede 1,85m e pesa 280kg. Ele mora na cidade de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, com a esposa e o filho de 3 anos, que tem anemia falciforme. A criança faz tratamento em Salvador, a cerca de 743 km de Mortugaba, mas Alexandre conta que não tem condições de acompanhar o garoto e a esposa, por conta da obesidade.
 
"Desde pequeno eu era gordinho, mas dos 16 anos em diante fui ficando mais gordo. Meu pai e minha mãe não são gordos, só eu sou assim. Não sou de comer muito. As pessoas pensam que, porque você é gordo, come uma tonelada, mas não é bem isso. Tenho dificuldades para andar, hoje eu não ando nem 20 metros e já estou cansado. Eu não trabalho porque os trabalhos que têm aqui [em Mortugaba] é de roça e eu não aguento fazer", relata.
 
Alexandre toca teclado e gosta muito de música. Ele conta que já chegou a fazer apresentações pela região, mas que hoje só consegue tocar em eventos pequenos e bem próximo de casa. "Eu tenho um vocalista aqui da cidade que me acompanha, quando eu emagrecer vamos fazer shows e vou viver disso porque é o que eu gosto", sonha.
Já para estar próximo do filho, Alexandre diz que fica sentado conversando com a criança, pois não consegue se levantar para brincar com o ele. "Tento ficar sempre perto dele [filho] independente de poder brincar ou não. Meu filho tem anemia falciforme e a cada quatro meses é necessário levar ele para o tratamento que faz em Salvador. Eu não tenho condições de ir, então, minha esposa vai sozinha", relata.
 
Medidas para emagrecer
Em 2015, Alexandre tentou fazer uma dieta com ajuda de uma nutricionista, mas não obteve sucesso. "Perdi cinco quilos, mas descuidei, e de repente, ganhei oito", disse. Ainda no ano passado, Alexandre disse que solicitou, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a inserção do nome dele em uma lista para cirurgia bariátrica, contudo, ele precisa perder peso antes da intervenção cirúrgica.
 
Para perder peso, antes de fazer a cirurgia, o médico explicou que ele precisaria inserir um balão intergástrico no estômago e usá-lo por um período de seis meses. O balão intergástrico é um objeto de silicone colocado no estômago por endoscopia e que preenche aproximadamente 50% da cavidade gástrica, promovendo diminuição do apetite e aumento da saciedade. "Fui ao médico, e ele disse que com o peso que tenho não posso ir diretamente para a bariátrica [cirurgia]. Preciso colocar um balão intergástrico. Depois que eu perder peso, aí posso fazer a cirurgia", explicou.
 
Alexandre contou que já foi ao Hospital Roberto Santos, em 2015, solicitou a inserção do balão e agora está esperando ser chamado. Já a cirurgia bariátrica deverá ser realizada no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CEDEBA). A unidade é referência no estado para assistência especializada aos portadores de diabetes, obesidade entre outros problemas endócrinos. No centro, os pacientes são acompanhados por equipe formada por nutricionista, psicólogo e médicos. Segundo Tereza Arruti, endocrinologista e coordenadora do núcleo de obesidade do CEDEBA, a cirurgia bariátrica só é realizada após a retirada do objeto e acompanhamento com nutricionista.
 
"O paciente deve ser encaminhado [para o CEDEBA] pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um guia médico, atestando que ele é obeso. É importante que haja um acompanhamento de pelo menos dois anos com uma equipe formada por nutricionista, psicólogo e médicos, porque hoje os pacientes estão indo diretamente para cirurgia e acabam tendo complicações pós-cirúrgicas. É preciso fazer uma reeducação alimentar, perder peso, fazer com que o corpo se acostume aos poucos com o 'emagrecer'. Já quem precisa do balão, tem que ficar com ele por seis meses, ser acompanhado pelo nutricionista, e após 45 dias da retirada do balão é que o paciente pode passar pela cirurgia bariátrica", explica Tereza. Conforme a médica, atualmente o CEDEBA possui cerca de 100 pacientes em preparo para serem encaminhados para cirurgia. G1

Postar um comentário

0 Comentários