Entretenimento

Nutricionista esportivo explica como suplementos alimentares podem ser aliados da saúde e qualidade de vida de diferentes públicos

Rodrigo Judson de Faria também aponta cuidados necessários para quem deseja os benefícios. Segundo ele, além dos atletas e praticantes de atividades físicas, quem quer perder peso, idosos e sedentários também podem se beneficiar da suplementação alimentar adequada
 
Na visão do nutricionista esportivo Rodrigo Judson, da rede Dr. Shape na cidade de Brasília, os suplementos alimentares podem ter um papel importante no processo de manutenção da saúde física e mental de diferentes públicos, fornecendo nutrientes que nem sempre são adquiridos através da alimentação diária. Para ter reais benefícios, porém, ele salienta ser fundamental evitar o uso indiscriminado e sem orientação adequada. “É importante que, antes de qualquer uso de suplementação, a pessoa passe por uma avaliação nutricional, garantindo assim um uso seguro e eficaz”, explica.
 
O profissional ainda aponta que a desmistificação dos suplementos alimentares é crescente e que o público que os utiliza como recurso para manter a saúde em dia é atualmente bastante amplo: vai de jovens frequentadores de academias em busca de um físico bonito, passando por pessoas que buscam saúde e qualidade de vida, atletas, chegando aos idosos – que muitas vezes consomem suplementos aliados à atividade física para combater possíveis patologias e ganhar longevidade.
 
“Em geral, os suplementos alimentares servem para suprir carências nutricionais do organismo, em virtude de uma alimentação incorreta ou de uma demanda nutricional aumentada devido a fatores específicos, como treino intenso e regular” diz de Faria. Já os atletas consomem suplementação alimentar para melhora de desempenho e redução do tempo de recuperação muscular. “Eles possuem um curto espaço de tempo entre um treino e outro, com demandas extra de nutrientes para aumento de performance. Seus organismos requerem quantidades adicionais de antioxidantes e nutrientes específicos para manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente”, completa o especialista.
 
Os suplementos também podem ser importantes, porém, para quem está bem longe de ter uma vida de atleta. Basta observar a vida contemporânea, principalmente de quem vive nos centros urbanos, para entender: correria, estresse e em geral uma dieta pouco rica em variedade de nutrientes são praticamente uma marca de nossa rotina. “Poderíamos consumir todos os nutrientes necessários ao corpo através da alimentação. Mas, na prática, chegar a este equilíbrio se torna difícil por conta da dinâmica da vida atual. A correria cotidiana faz com que muitas pessoas não tenham uma dieta tão variada e saudável quanto gostariam”, sinaliza Rodrigo. Nesse contexto, os suplementos são de grande valia, pois permitem que, de maneira prática, sejam ingeridos os nutrientes necessários para o bom funcionamento e manutenção do organismo. E aqui fica claro mais uma vez porque contar com a orientação de um nutricionista ou nutrólogo é tão importante. Embora existam necessidades nutricionais gerais, cada indivíduo apresentará uma específica carência suplementar, de acordo com seu estilo de vida, as atividades físicas que pratica, o tipo de dieta etc.
 
Ajudas complementares
 
Os suplementos alimentares ainda podem ter funções que vão além do equilíbrio nutricional. Atletas, por exemplo, podem utilizar suplementos que têm a função estimulante, com o objetivo de aumentar o desempenho em atividades aeróbicas ou em treinos resistidos. Já pessoas em processo de emagrecimento podem fazer uso dos chamados termogênicos, suplementos que combinam nutrientes com finalidade de aumentar o gasto calórico através da termogenese, (aumento da produção de calor pelo organismo, mobilizando gordura para ser utilizada como substrato energético), neste caso é imprescindível a prescrição médica.
 
Para quem vai à academia em busca de ganho de massa muscular, os suplementos também podem ser indicados visando o objetivo, mas sempre de maneira individualizada. “Dependendo do tipo físico, pode-se indicar um suplemento hipercalórico, que combina quantidades generosas de macronutrientes, vitaminas e minerais visando um balanço calórico positivo. Mas, é necessário, sempre, levar em consideração o biótipo de cada um”, assinala Rodrigo Judson de Faria.
 
“É importante sinalizar que suplementos alimentares não têm nada a ver com drogas utilizadas para ganho muscular”, enfatiza o especialista, apontando as diferenças: enquanto os esteroides anabolizantes são drogas sintéticas fabricadas a partir da testosterona e estimulam a síntese proteica e o anabolismo muscular, com uma série de conhecidos efeitos adversos, os suplementos alimentares são compostos naturais, muitas vezes isolados e concentrados, que servem para complementar a alimentação quando necessário – e podem ser consumidos de forma segura e saudável a partir de uma orientação profissional adequada. E que podem trazer uma série de benefícios para a saúde física e mental. tV News SAJ / Dr. Shape

About Tv News SAJ

Tecnologia do Blogger.