últimas

5/recent/últimas-posts

O Cartunista Café lança livro no Restaurante Oásis D’Moura em Santo Antônio de Jesus

 
O cartunista baiano Café, lançará seu primeiro livro de cartuns intitulado “Hora do Café”, dia 08 de dezembro (quinta-feira) a partir das 19 h no Restaurante Oásis D’Moura, Rua I, nº 268,  Urbis I – Santo Antônio de Jesus – BA.
 
O livro contém uma seleção de cartuns produzidos pelo artista entre 1986 e 2012, ano em que o projeto ficou pronto. Consta nesse livro o primeiro cartum publicado por Café. Trata-se de um náufrago plantando bananeira em uma ilha, publicado num jornal de época chamado Reconvale, edição de 25 de dezembro de 1986.
 
O livro Hora do Café é uma publicação independente com capa dura, formato 15 cm x 11 cm, todo colorido, miolo com 64 páginas impressas em papel couchê fosco. Os cartuns abordam temas como: ecologia, costumes comuns, alimentação, saúde, música, meios de comunicação, esportes, trabalho, entre outros.
 
É uma obra impregnada de humor sutil que trata das múltiplas vertentes da natureza humana.
 
Café teve cartuns selecionados em salões e festivais de humor nacionais e internacionais como:  V PortoCartoon – Portugal 2003; 1º Festival Internacional de Humor Dst & Aids do Ministério da Saúde, Brasília-DF 2008.
 
Uma considerável parte dos desenhos que compõem esse livro é de cartuns inéditos.
José Carlos Café Alves (Café) nasceu em Santa Inês – BA, no dia 02 de fevereiro de 1960. Viveu ali, parte da sua infância.
 
Em Santo Antônio de Jesus– BA iniciou os estudos, concluindo em 1981 o segundo grau como técnico em contabilidade.
 
As primeiras habilidades manuais foram aprendidas na marcenaria do seu pai, José Alexandre Alves. Nas horas vagas, gostava de construir seus próprios brinquedos. Já adulto, deixou de lado o ofício de marceneiro e, passou a se dedicar a outras atividades como, office boy, auxiliar de escritório e balconista. Paralelamente aos estudos e trabalho, serviu o Tiro de Guerra local e, também passou a se dedicar a tocar violão. Em 1986 parte em aventura para Salvador a fim de estudar Artes.
 
Em 1994 forma-se em Artes Plásticas na UFBA- Universidade Federal da Bahia.
Sua experiência com o cartum deve-se principalmente a dois conceituados cartunistas que Café conheceu na década de 80: Caó e Nildão.
 
“Os considero como meus mestres na arte de desenhar cartum. O primeiro me ensinou a usar a pimenta; o segundo, o azeite”,  finaliza o autor.
 
Contatos de Café: (71) 999110230 (WhatsApp) 
E-mail: carloscafe60@gmail.com https://www.facebook.com/cafealves?fref=ts
https://www.facebook.com/cafecartunista/?fref=ts
Contato do Restaurante Oásis D’Moura: 
(75) 3632-0233

Postar um comentário

0 Comentários