últimas

5/recent/últimas-posts

Governo recebe grupo chinês no próximo sábado para tratar da ponte Salvador-Itaparica


O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), divulgou nesta quinta-feira, 05, uma visita dos chineses a Salvador no próximo sábado, 07. De acordo com Leão, a pauta principal da reunião será a construção da ponte Salvador-Itaparica. “Vamos sentar para redigir um protocolo de intenções para a ponte. Não sei se vamos fazer não, mas estou trabalhando com todo meu esforço e empenho”, disse. 
De acordo com o governador, além da ponte, o governo vai tratar também sobre a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O território de identidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) é formado por 10 municípios: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Dias D’ávila, Candeias, Madre de Deus, Itaparica, Vera Cruz e Salinas das Margaridas.
 Juntos, esses municípios formam um dos centros urbanos mais relevantes do país e abrigam o segundo maior polo industrial do Norte e do Nordeste do Brasil. É também na Região Metropolitana de Salvador que se encontra um mercado pujante que, nos últimos anos, com a ascensão da chamada “classe C”, vem elevando seu padrão de consumo e já possui um PIB que supera os R$ 64 bilhões. 
Um fator curioso ao pensarmos nos municípios da RMS é que, apesar de tão próximos, apenas Vera Cruz e Itaparica não estão conectados diretamente à capital através de uma malha rodoviária eficiente. Ao redor do mundo, as pontes já funcionam como um vetor de “vascularização” das grandes metrópoles, trabalhando como vias alternativas para integrar centros urbanos e permitir o fluxo de pessoas e cargas com maior fluidez.
No caso de Salvador, essa necessidade é ainda mais urgente se pensarmos na característica peninsular da RMS, que não dispõe de uma saída terrestre para a conexão em direção ao sul e ao oeste. É a partir dessa perspectiva que a Ponte Salvador – Ilha de Itaparica se apresenta como alternativa para resolver esse estrangulamento logístico.

Postar um comentário

0 Comentários