últimas

5/recent/últimas-posts

Excesso de uso de rede social leva a autismo virtual, diz estudo

Muitos especialistas têm alertado pais e educadores sobre os efeitos de um uso excessivo da tecnologia por parte das crianças, mas um estudo desenvolvido recentemente apontou uma consequência preocupante: esses usuários que passam tempo demais nas redes sociais têm demonstrado sinais do que seria chamado de “autismo virtual”, um quadro com características similares àquelas notadas em quem está no espectro.
O estudo, divulgado pelo site IBTimes, foi desenvolvido por psicólogos da Universidade da Sunshine Coast, na Austrália. Nele, foram comparadas 200 pessoas que cresceram sem acesso a redes sociais com jovens que têm o acesso às redes como algo que faz parte de suas vidas.
Em paralelo, os pesquisadores avaliaram as habilidades dos participantes para identificar expressões faciais. Como conclusão, constatou-se que os jovens que acessam muito o Facebook e o Twitter têm mais dificuldade para reconhecer as emoções corretamente pelas expressões das pessoas.
Rachael Sharman, especialista envolvida no estudo, afirmou à publicação que, na França, esse quadro tem sido chamado de autismo virtual, uma condição caracterizada por um acesso excessivo à tecnologia, pouca interação social e baixo aprendizado de competências sociais. Dessa forma, as crianças podem ter dificuldade, no futuro, de identificar as emoções e expressões das pessoas.
Além disso, os pesquisadores apontam que jovens que passam muitas horas nas redes sociais têm menos amigos. “Se tudo o que eles estão tendo são contato com telas, interação humana insuficiente e baixas competências motoras, acabarão tendo problemas”, diz a especialista.

Postar um comentário

0 Comentários