últimas

5/recent/últimas-posts

IFBA tem mais de 1.200 vagas para cursos técnicos gratuitos em Salvador em RMS

1.240 das 5.185 vagas em cursos técnicos gratuitos que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abre na segunda-feira (3) estão em Salvador, Camaçari e Simões Filho. As opções se dividem em duas formas: a Integrada e a Subsequente. As inscrições seguirão até o dia 17 de agosto, exclusivamente pela internet. 
Na primeira, o aluno que concluiu ou está em vias de concluir o Ensino Fundamental, estudará o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo com duração de 3 ou 4 anos. Na segunda, o aluno que já terminou ou vai terminar em breve o Ensino Médio, vai estudar somente o curso técnico, com duração de até dois anos. 
Na modalidade Subsequente, a capital tem 300 vagas, distribuídas nos cursos de técnico em: Automação Industrial, Eletrotécnica, Hospedagem, Manutenção Mecânica Industrial e Instalação e Manutenção Eletrônica. Em Simões Filho, a 21 quilômetros de Salvador, há 240 vagas para os cursos de Eletromecânica, Mecânica e Petróleo e Gás Natural. Camaçari, a 31 quilômetros da capital, tem 80 vagas para Informática e Eletrotécnica. 
As vagas estão divididas entre os dois semestres de 2018. Já na modalidade Integrada, Salvador ficou com 360 vagas nos cursos de Automação Industrial, Eletrotécnica, Geologia, Química, Refrigeração e Climatização, Edificações, Mecânica e Eletrônica. Camaçari tem 120 vagas para Informática e Eletrotécnica, enquanto quem quiser estudar em Simões Filho vai poder contar com 140 vagas em Eletromecânica, Mecânica, Metalurgia e Petróleo e Gás Natural.
As inscrições seguirão até o dia 17 de agosto, exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato deve preencher os dados solicitados e gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35. 
Para os cursos subsequentes, o candidato que tenha cursado todas as séries do Ensino Médio em escola pública, poderá solicitar a isenção parcial da taxa, até o dia 3 de agosto, no ato da inscrição, preenchendo a opção correspondente. Para os cursos integrados, é necessário ter estudado os últimos cinco anos em escola pública. Os contemplados com a isenção parcial pagarão o valor de R$3,50, referente a 10% da taxa de inscrição. 
As provas do processo seletivo acontecerão no dia 22 de outubro, das 8h às 12h30 e serão compostas por uma redação e questões de língua portuguesa, matemática, história e geografia (para a forma integrada) e língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química, biologia, inglês ou espanhol (para a forma subsequente). 
As inscrições do Processo Seletivo 2018 incluem outros 16 campi do instituto no estado. No total, o quadro de vagas do Processo Seletivo 2018 é composto por 2.545 vagas para cursos da forma integrada e 2.640 para a forma subsequente. Dessas, 50% serão destinadas a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas. Mais informações pelo e-mail selecao2018@ifba.edu.br, nos telefones (71) 2102-0474 e (71) 2102-0470.

Postar um comentário

0 Comentários